Para conseguir a vistoria de veículos motoristas estão chegando de madruga na 6ª Agência Regional de Trânsito (Ciretran) de Três Lagoas. Alguns preferem deixar o veículo estacionado e voltar na manhã seguinte. Procedimento que se tornou rotineiro entre proprietários de veículos, mas está, literalmente, tirando o sono de muitos motoristas de Três Lagoas. nesta terça-feira, dia 11, novamente, vários motoristas madrugaram na fila, embora alguns proprietários tenham deixado seus veículos na noite anterior em fila, e outros, dormiram dentro de seus veículos em fila em frente a Ciretran.
Celedir de Souza Junior foi um dos que madrugou na porta da Ciretram. Chegou às 5h, e às 9h30 da manhã de ontem, ainda não avia sido atendido. “Isso é uma falta de respeito com quem paga os seus impostos em dia. Deveriam contratar mais funcionários e aumentar a estrutura do Detran local, pois aqui é o local tornou-se pequeno para atender essa grande quantidade de carros”, reclamou.
Osmar da Conceição Santos, também estava na fila aguardando para ser atendido. Na opinião dele, o atendimento na Ciretran é desumano. “É uma falta de respeito, a gente perde dia de serviço, às vezes o patrão não entende, mas é assim que funciona o Detran. Se a gente tiver que submeter o veículo a uma vistoria tem que madrugar, ou chegar na noite anterior, sem contar que corre o risco de não conseguir ser atendido, porque a repartição fecha às 13h30”, desabafou.
Outro motoristas que estava na fila é Marcos Bocato, que classificou o atendimento da Ciretran, como um descaso com os contribuintes. Ele disse que o Detran é o órgão que mais se arrecada no Estado no seu entendimento, e que já passou a hora de melhor a estrutura da 6ª Agência Regional de Trânsito e aumentar o número de funcionários. “Para onde vai todo o dinheiro que o Detran arrecada? Precisa investir mais na agência local, e ampliar o local onde os veículos passam pela vistoria” declarou.
Ainda na opinião de Bocato, falta gerenciamento no órgão, já que a sede da Ciretran está em péssimas condições, sem contar o atendimento. “Se tivesse um chefe ele iria tentar buscar solução junto aos seus superiores, mas do jeito que está não pode ficar”, acrescentou. Diariamente, segundo motoristas, a fila que começa na porta da Ciretran, chega até a avenida Filinto Müller. Além disso, tem os carros que não entram na fila e ficam estacionados em frente ao órgão.
VISTORIA
Segundo a assessoria do Detran, por dia, são realizadas cerca de 65 vistorias em Três Lagoas. Atualmente, o município conta com uma frota de 70.954 veículos cadastrados no Detran, representando 5,45% da frota estadual.
A Ciretran conta com três funcionários na vistoria veicular, que é totalmente eletrônica. Entretanto, segundo apurado pela reportagem, apenas um faz a vistoria em carros e motos, enquanto que um fica responsável pelas vistorias nos veículos apreendidos e o terceiro é designado para vistoriar caminhões.
Ainda de acordo com o Detran, antes o órgão contava com o apoio de uma empresa terceirizada que ajudava nas vistorias, o que atualmente não ocorre. O Detran informou, por meio de sua assessoria que, as Resoluções de nº466 e nº469 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estabelecem procedimentos para o exercício de atividades de vistoria de identificação veicular e determinou que os Departamentos Estaduais de Trânsito sejam responsáveis para habilitar empresas privadas para realizar esse serviço.
Diante desse fato, o Detran-MS através da Portaria de nº 013, regulamentou e definiu os critérios para essas empresas atuarem. No caso do município de Três Lagoas, as empresas atuantes passaram pelo processo de habilitação na quinta-feira da semana passada, e poderão estar aptas a atuar no início na semana que vem. Duas empresas que estão habilitadas procuraram o órgão para entregar a documentação.