Nesta segunda-feira (26), a Coordenadoria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres recebe o assessor para assuntos internacionais, Eden Clabuchar Martingo, além da coordenadora geral, Aline Yamamoto, ambos da Coordenação Geral de Acesso à Justiça e Combate à Violência da Secretaria de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, pasta vinculada à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
Mato Grosso do Sul está trabalhando na articulação para implementar o Programa "Mulher: Viver sem Violência", coordenado pela SPM/PR. O objetivo é reforçar a rede de atendimento às mulheres em situação de violência coordenada por Estados, Distrito Federal, municípios, Tribunais de Justiça, Ministérios e Defensorias por meio do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Entre as ações do Programa está a construção da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande e ainda outros dois Núcleos de Atendimento às Mulheres em situação de violência nos municípios de Corumbá e Ponta Porã.
De acordo com a programação, os representantes do governo federal permanecem em Mato Grosso do Sul até o dia 28 de agosto. Confira a agenda completa:
26/08 (Segunda- Feira)
09h30min- Visita aos terrenos disponíveis para a Construção da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande.
15h30- Chegada ao Aeroporto de Corumbá
16h30 – Agenda com o prefeito municipal de Corumbá
27/08 (terça-feira )
7h30 – Visita ao CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência) e apresentação do projeto Mulheres em Movimento que atenderá o Presídio Feminino de Corumbá
9h – Visita aos terrenos disponíveis para a Construção do Núcleo Especializado de Fronteira
13h30 – Visita à Delegacia da Mulher
15h55 – Retorno para Campo Grande
28/08 (quarta-feira)
7h30 – Reunião na Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande
09h – Reunião na Secretaria de Estado de Governo
10h – Reunião no Tribunal de Justiça e 1ª e 2ª Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
14h – Reunião na Defensoria Pública do Estado
15h30 – Reunião no Ministério Público Estadual.