O Mato Grosso do Sul conseguiu atingir seu objetivo que era melhorar seu desempenho no Campeonato Brasileiro de Luta de Braço, promovido pela Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo (CBLBH), em Valinhos (SP), nos dias 14 e 15. O Estado terminou o torneio na vice-liderança, ficando atrás somente da potência da modalidade, São Paulo.
Ao todo, foram 64 medalhas conquistadas: 20 de ouro, 25 de prata e 19 de bronze. Dessas, mais da metade são de atletas de Três Lagoas, 37 medalhas. A delegação sul-mato-grossense foi composta por 46 lutadores, sendo 24 de Três Lagoas.
De acordo com o presidente da Associação Três-lagoense de Luta de Braço (ATLB), José Carlos Vicente Queiroz, a participação do Estado e dos atletas de Três Lagoas superou as expectativas. “Esse ano o nosso destaque foi a participação do pessoal júnior e das mulheres. Todas as atletas três-lagoenses trouxeram medalhas para o estado”.
Emocionado, Vicente desabafou sobre as dificuldades enfrentadas pela modalidade no Estado. “Cada dia a gente mata um leão. Defendemos o esporte que amamos e fazemos de tudo para levar o nome da cidade e do estado. Emociona ver que nosso sacrifício valeu a pena. Sempre fomos cobrados para ter resultados, conseguimos. Agora vamos ver se também virá o apoio daqueles que nos cobravam”.
Alana Santos, de 21 anos, conquistou duas medalhas na competição. Treinando há três meses, a atleta comenta que não esperava subir ao pódio. “Fui para competição mais para conhecer mesmo, mas felizmente consegui o terceiro lugar, me surpreendi”.
Entre os destaques dos três-lagoenses estão: Elisandra Gomes – Campeã no Master/ Vice- campeã na categoria Sênior; Olair Alves – Campeã categoria Master 2 / Vice-campeã – Master 1; Sirlene Soares – Vice-campeã e 3º lugar na categoria Master; Alana Gomes – Bronze – Sub 21 – ; Emile – Vice-campeã – Sub-18; Vitor Eduardo – Campeão Sub-18 e vice-campeão Sub-21; Manoel Guilherme – Campeão Sub-21 e vice-campeão sub-21 e Francinete – Campeã Master 2, e Bruno Girão – Campeão e vice-campeão categoria deficiência física.
Com a participação de 278 atletas de dez estados brasileiros, a competição também foi uma seletiva para o mundial da categoria, que acontece no próximo mês na Malásia, no sudeste da Ásia. Até o momento, dois atletas do Estado foram confirmados para o torneio internacional: Cris Regiane (Campo Grande) e Rodrigo Amarilha (Bonito). O três-lagoense Carlos Eduardo aguarda a confirmação de sua vaga para integrar a seleção estadual.