Chutes, socos, cotoveladas e joelhadas. Muitos fogem do Muay Thai por considerarem essa arte marcial tailandesa agressiva demais, mas os benefícios para o corpo fazem todo esforço valer a pena: maior flexibilidade, músculos mais definidos e, principalmente, menos gordurinhas. Tudo isso em um treino bem agitado.
Com tantos exercícios feitos em equipe, os treinos passam de agressivos a divertidos. Quem conhece não quer parar mais. Para fazer o Muay Thai, é preciso ter disciplina, coragem, autoconfiança, força, aprende a ter flexibilidade, coordenação motora, agilidade mental, e ainda faz novas amizades e emagrece.
Segundo o treinador Sebastião Souza, Muay Thai, além de uma arte para defesa, é uma escolha. Ele afirma que a arte acelera o metabolismo, alivia o estresse, emagrece, entre outros benefícios. Quem faz, passa a ter novos pensamentos. “O Muay Thai é um estilo de vida, depois que começa a fazer você passa a mudar, quer mudar alimentação, seu jeito de agir, de pensar, te dá foco. A arte abre uma janela de expectativas”, disse.
E pra quem deseja queimar gorduras indesejadas e ainda ganhar massa magra, o Muay Thai pode ser a solução. Segundo os treinadores, com apenas alguns meses de treinamento, o aluno poderá desfilar uma silhueta mais enxuta e um corpo melhor composto, pois obterá melhores índices de gordura e massa corporal. Os chutes e socos são muito recomendados para aqueles que desejam queimar as gordurinhas extras e passar o carnaval em forma. “O Muay Thai emagrece sim. Se o aluto tiver foco e não exagerar na alimentação. Não adianta sair do treino e comer lanche todos os dias”, esclarece Sebastião.
De acordo com o treinador Julio Massara, o Muay Thai é conhecido como a arte das oito armas por trabalhar, socos, cotoveladas, caneladas e joelhadas. “A gente utiliza toda a parte da mão, que já conta dois golpes. A parte dos cotovelos são mais dois golpes, mais dois dos joelhos e também as caneladas, que contam como oito golpes no total”, explicou.
Intensidade e agilidade
Os treinadores ainda explicam que durante uma hora e meia de treino, meia hora é tirada para fazer o aquecimento com exercícios físicos. Eles afirmam que desses exercícios, há possibilidades de perder barriga, fazendo os movimentos em casa. “São exercícios básicos, porém, de intensidade. A gente deve trabalha eles o mais rápido possível. Os movimentos são: elevação de joelho, polichinelos, ficar em posição de prancha e abdominais”, explicou Massara.
Confira as dicas nos vídeos a baixo: