A Prefeitura de Três Lagoas arrecadou R$ 410 mil com multas de trânsito, em 2015, com 3.779 infrações anotadas por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran) e a Polícia Militar. O valor é 20% menor se comparado com o ano anterior, quando quase o dobro de multas foi aplicado na cidade.
Apesar da queda, motoristas são frequentemente flagrados sem cinto de segurança – infração líder do o ranking, com 1.668 multas.
Dirigir falando ao celular e furar o sinal vermelho, também estão as infrações mais comuns. Segundo a secretaria, houve 540 autuações por avanço de sinal e 238 por falar uso de celular ao volante.
Multas por embriaguez e falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caíram no ano anterior, no comparativo com 2014. A redução se dá pelo rigor da fiscalização, como aponta a secretaria, e também pela conscientização dos condutores.
Os valores arrecadados com o pagamento de multas têm sido aplicados na fiscalização, sinalização, educação e demais ações no trânsito de Três Lagoas.
O município possui hoje frota de 76.616 veículos, cadastrados no Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso do Sul. De acordo com a assessoria de imprensa da administração municipal, o dinheiro é encaminhado à Secretaria Municipal de Finanças e Controle, que realiza a distribuição aos principais setores.