As multas aplicadas aos motoristas desde o mês de novembro pelos radares e lombadas eletrônicas, instalados em Três Lagoas, foram canceladas. Por meio de nota, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que as autuações vão começar a valer somente a partir do dia 20 de dezembro, tornando sem validade as multas geradas antes da data.
O secretário municipal de Trânsito, Milton Silveira, confirmou que recebeu a notificação do Detran, que é a responsável pelo monitoramento e pelos serviços de manutenção dos equipamentos eletrônicos. Como o Jornal do Povo já havia antecipado, os radares fixados nos semáforos e as lombadas chegaram a registrar 3.588 infrações no trânsito entre 1º de novembro e 1º dezembro, uma média de 115,7 multas emitidas por dia, conforme o Detran.
“Por uma falha de comunicação entre o Detran e a secretaria, as multas começaram a ser aplicadas antes da data prevista aqui na cidade, contrariando o que foi divulgado anteriormente de que as autuações só seriam oficialmente emitidas a partir de dezembro”, explicou o secretário de Trânsito. Até o dia 20 de dezembro, segundo ele, serão realizadas campanhas educativas de orientação aos motoristas.
Os equipamentos foram instalados no mês de julho, em cinco pontos do perímetro urbano. Os radares fixos estão instalados nos semáforos da avenida Capitão Olyntho Mancini, sendo um no cruzamento com a avenida Filinto Müller e outro com a rua Mario Mancini. A multa é aplicada para quem ultrapassar o limite de 40 km/h. Já as lombadas eletrônicas estão nas avenidas Capitão Olyntho Mancini (30km/h) e Rosário Congro (50 km/h), como também na rua Egídio Thomé (50 km/h).