Quanto aos recursos de R$ 4 milhões, erroneamente noticiados, que haviam sido liberados para o Município, o certo é que dependem ainda dos trâmites legais da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Como noticiou ontem (1º) o Jornal do Povo, o Governo Federal deverá ainda editar Medida Provisória (MP) para poder socorrer financeiramente os municípios de Mato Grosso do Sul, afetados por temporais, e onde foi decretada Situação de Emergência, como o que ocorreu em Três Lagoas e Naviraí. A informação é da Casa Civil da Presidência da República.
O que realmente aconteceu foi que Três Lagoas cumpriu todos os trâmites legais necessários e protocolou toda a documentação exigida, junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil. Com o relatório, documentado inclusive com fotos, cópia do Decreto de Situação de Emergência e outros documentos, o Município requereu a liberação de ajuda financeira de R$ 4 milhões. Todo esse processo foi protocolado em Brasília, pessoalmente, pelo secretário de Obras, Getúlio Neves da Costa Dias.
“Cumprimos tudo o que eles nos pediram. Levamos um relatório completo, com fotos e detalhes do ocorrido, o que não deixou dúvidas da situação caótica que enfrentamos por aqui. Outro ponto positivo foi que, ao chegar em Brasília, os órgãos ligados à Defesa Civil e também os nossos parlamentares já estavam sensibilizados com o problema, que tiveram conhecimento através da imprensa nacional”, comentou Getúlio.