Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Musicando Talentos encerra atividades

Cinquenta pessoas se apresentaram com violão e canto, após 10 meses de ensaios e treinos na quadra do bairro

Projeto incentiva os alunos a explorar e resgatar a música sul-mato-grossense -
Projeto incentiva os alunos a explorar e resgatar a música sul-mato-grossense -

A quadra poliesportiva do bairro Jupiá foi palco para cinquenta alunos do projeto três-lagoense “Musicando Talentos”, queteve o cronograma do ano letivo encerradona noite da última quarta-feira. Durante 10 meses as aulas foram ministradas na quadra do bairro, onde os alunos foram  estimulados a explorar e conhecer a música do Estado. “Foi um trabalho muito gratificante e o resultado nos deixa, ainda, mais felizes e realizados. Isso nos estimula a dar continuidade a esse trabalho, que já está previsto para retornar em fevereiro de 2014”, aponta Nilva Barrozo, coordenadora geral e idealizadora do projeto. 

A turma é integrada por alunos de várias idades, porém jovens e adolescentes são predominantes. O grande propósito do curso, que teve início em março, é principalmente incentivar o resgate da música sul-mato-grossense, porém, não deixa de atender aos pedidos dos alunos. “Deixamos claro que o foco é conhecer os músicos da terra como Helena Meireles, Délio e Delinha, Almir Sater, Ney Matogrosso, Dino Rocha, Maciel Corrêa, Zacarias Mourão e Tostão e Guarani, entre outros. Mas também damos liberdade para eles explorem a vontade de exercitar outros gêneros admirados por eles”, diz Barrozo. O projeto conta com o apoio de um professor de violão, dois auxiliares e uma coordenadora pedagógica. 
 
Esta foi a primeira edição do projeto e para 2014 já está garantido o prosseguimento do “Musicando Talento II”.
 
Segundo Barrozo, as atividades foram aprovadas pelo Ministério da Cultura, dentro do Artigo 18, com 100% da dedução fiscal. O projeto é uma iniciativa cultural, realizada pela Casa da Cultura de Três Lagoas e patrocinada pela empresa Fibria, que disponibiliza aulas de violão, assim como todos os insumos necessários ao aprendizado da música com total gratuidade para os beneficiados.
 
Arte no Bairro
Outro projeto que teve o cronograma de encerramento do ano letivo foi a “Arte no Bairro”, executado pela  Casa da Cultura de Três Lagoas em parceria com a Fibria e Instituto Votorantim. A matéria prima utilizada para a confecção das peças é um dos destaques do programa. Os alunos aprendem a produzir os quadros, feitos de placas de celulose fornecidas pelas empresas patrocinadoras. O encerramento aconteceu na noite do dia 04 de dezembro, na Praça Ramez Tebet, com a exposição de 76 telas, selecionadas entre as 500 produzidas durante todo o ano letivo. 
 
“Também foi outro grande trabalho bem sucedido que levaremos para 2014. Atendemos 250 alunos, dentre eles, muitos que nunca tiveram contato com qualquer arte. Hoje temos grandes aspirantes às artes plásticas e visuais em Três Lagoas. Ano que vem, queremos levar o projeto para a Vila Piloto”, diz Nilva Barrozo, que também é idealizadora e responsável pelo projeto.  
 
As aulas foram realizadas no Bairro Guanabara – Capela São Pedro e suas adjacências bairros: São João, Parque São Carlos, Vila Haro, Jardim das Violetas, Jardim das Orquídeas, Santa Luzia e Vila Verde. O projeto também teve um segundo polo, o Centro Comunitário Vicente Leão, localizado no Bairro JJK e possibilitouo atendimentosimultâneo com os bairros daquela região.