O mutirão de conciliação dos processos que envolvem o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) encerrou com 27 acordos, em Três Lagoas, nesta sexta-feira (13). O trabalho é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que realizou 42 audiências de conciliação em apenas oito horas.
De acordo com Lucimara de Souza Freitas, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) – órgão subordinado ao Tribunal -, responsável pela ação, foram agendados previamente a análise de 57 processos, mas14 deles as partes não compareceram. No entanto, o resultado foi tido como satisfatório pela coordenadora. “Conseguimos um resultado positivo, pois, mais da metade dos processos resultaram em acordos”, destacou.
Em 2015, foram realizadas 54 audiências de conciliação, em Três Lagoas, das quais 35 resultaram em acordo entre as partes. O mutirão também ocorreu na quarta-feira (11) e quinta (12), nas comarcas de Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Água Clara.
Foram realizadas 17 audiências nos três municípios, resultando em 14 acordos de conciliação, segundo a Justiça. Participaram do mutirão representantes do Poder Judiciário, advogados de seguradoras, um mediador e um assistente administrativo.