Neste sábado (6) acontece o segundo dia do mutirão de próteses dentárias promovido pela Secretaria Municipal de Saúde no Centro de Especialidades Odontológicas. O objetivo é diminuir a fila de espera pela prótese dentária para aqueles que já passaram pela unidade de saúde de seus bairros e estão devidamente cadastrados para recebê-las. Não serão aceitos pacientes novos durante a ação.
A expectativa é atender, pelo menos, 204 pacientes. A meta é entregar pelo menos 400 próteses, superiores e inferiores em dois dias de atendimento. Cássia Barreto, coordenadora geral do CEO, explica o que é preciso fazer para ter acesso ao tratamento. “Quem precisa de prótese precisa ser atendido na unidade de saúde de seu bairro. Lá ela é inserida em um sistema de regulação, que funciona como uma fila de espera. Quando chegar a sua vez, é chamada para fazer o procedimento”.
Cássia diz ainda que todos os dentes restabelece uma função importante, que é a da mastigação dos alimentos. “A prótese influencia na saúde de forma geral por que devolve também a auto estima da pessoa”.
A cirurgiã dentista Viviam de Oliveira, revela que, ao longo do tempo, quem permanecer sem os dentes pode ter muitos prejuízos. “Cada dente possui uma função específica. Se a pessoa não mastiga direito, ela pode ter problemas digestivos, por que o alimento não chega triturado de forma correta até o estômago”.