Em sua primeira semana, a campanha “Mutirão de Limpeza”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, recolheu 48 caçambas de materiais e resíduos para descarte e 82 pneus. O Trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra).
Segundo o órgão, o Mutirão tem como objetivo auxiliar os moradores a realizarem o descarte correto de materiais e resíduos que possam vir a ser criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika), Flebótomo (Leishmaniose) e escorpiões.
O trabalho consiste em instalar as caçambas que ficarão uma semana em cada bairro da cidade, para atender a demanda destes materiais que podem ocasionar as doenças mencionadas.
O mutirão foi iniciado no último dia 6 deste mês, no bairro Vila Haro, localidade com maior número de casos de dengue no Município, que atualmente registra quase 2 mil casos noticiados. Nesta semana, as caçambas estão nos bairros Guanabara e Vila Maria.
De acordo com a SMS, o Ministério da Saúde já alertou os municípios que poderá ter uma epidemia de dengue neste segundo semestre e início de 2023. Por conta disso, a Prefeitura idealizou o Mutirão no intuito de ser mais uma ferramenta no combate desta doença.