A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), tem desenvolvido um trabalho contínuo, visando a diminuição do tabagismo e seus malefícios para a saúde da população. Desta vez, o programa antitabagismo está sendo realizado com funcionários de uma indústria.
A equipe do Nasf, formada pelos psicólogos Thiago Kebleris e Isléia Nonis, a educadora física, Juliana P. Salles Queiroz e a fisioterapeuta Cristiane Tonon, visa auxiliar os funcionários que desejam abandonar o tabagismo e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Segundo o Nasf, durante muitos anos o hábito de fumar foi visto como algo que trazia status e poder, incentivado pelas propagandas, atingiu milhares de pessoas. Mas, atualmente nos deparamos com uma realidade diferente, prevalecendo o entendimento de que o tabagismo é uma doença resultante da dependência à nicotina. Pesquisas indicam que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, mas apenas 3% conseguem sozinhos, demandando tratamento específico.
O trabalho do Núcleo de Apoio a Saúde da Família é realizado através da formação de grupos de apoio emocional e medicamentos para aqueles que desejam parar de fumar. O modelo de tratamento baseado na abordagem psicológica tem como objetivo auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar. Além disso, o uso da medicação, quando necessário, pode amenizar os efeitos da abstinência, auxiliando nesse processo.