Diferente de como foi o Natal de 2020, neste ano, muitos três-lagoenses terão uma ceia natalina na companhia dos familiares e amigos – mesmo ainda em meio à pandemia da Covid-19. “O Natal em família, em 2021, só será possível graças à vacinação”, avalia a secretária municipal de Saúde, Elaine Furio.
Segundo a titular da pasta, o cenário do fim de ano em Três Lagoas, está mais seguro do que em relação a 2020. “Teremos as festividades mais tranquilas e leves. Há um ano atrás não tínhamos desenvolvido nenhuma vacina e, pior, a realidade nos hospitais era muito triste. Dezenas de famílias desesperadas por um leito com pessoas contaminadas”, reforça.
Hoje, no entanto, quase todos os leitos públicos estão vagos. “Em virtude disso, 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foram desabilitados pelo Ministério da Saúde tanto no Hospital Auxiliadora quanto em outros hospitais públicos do país”.
APELO
Furio faz um apelo à população e reforça que “é evidente que a vacina foi a grande responsável pela contenção da pandemia. Ela salva de futuras complicações e mortes pela Covid-19. Por isso, quem não tomou, vacine-se. Quem precisa da segunda dose, receba-a”.