Veículos de Comunicação

Três Lagoas

No ano do centenário, professores promovem Olimpíada em História

Olimpíada tem o objetivo de despertar o interesse pela história local e a valorização cultural nos jovens

Professores Vitor de Oliveira e Dennis Damasceno - Elias Dias/JP
Professores Vitor de Oliveira e Dennis Damasceno - Elias Dias/JP

No ano em que Três Lagoas comemora cem anos, o professor adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Vitor de Oliveira, e o professor da rede de Educação Básica, Dennis Damasceno, realizam a primeira Olimpíada em História de Três Lagoas no mês de junho – mês de aniversário da cidade.

O projeto é ancorado em uma das gincanas mais concorridas no país: “Olimpíada Nacional em História do Brasil”.

A proposta da gincana é envolver professores e alunos do ensino fundamental (do 8º ao 9º anos) e médio (1º ao 3º anos) das redes pública e privada de Três Lagoas nas comemorações do centenário do município.

Conforme o professor Vitor, os conteúdos escolares de História trazem pouca referência da história local e regional. “A Olimpíada tem o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela história do município”, conta.

Os docentes acreditam que o ano é propicio para engajar os estudantes na valorização à memória e ao patrimônio cultural da história da cidade. Para Denis, essa é a oportunidade de colocar a história local em foco e iniciar o debate sobre a necessidade de se estudar a história de Três Lagoas como parte constitutiva da história nacional e mundial. “A ação pretende possibilitar aos jovens a compreensão de que a história é feita por pessoas comuns, que somos nós mesmos”, justifica.

A expectativa é de que, no mínimo, 300 pessoas se inscrevam na Olimpíada.

 

COMO PARTICIPAR

Os interessados em participar da Olimpíada devem se organizar em equipes, com três alunos e com um professor-orientador.

Cada equipe pode ser composta por alunos de uma única série escolar (equipe uniforme) ou por alunos de séries distintas (turma mista). Além disso, um professor pode orientar quantas equipes quiser e não há limites de equipes por turma, ano escolar ou escola. “Não ter limite de inscritos é uma estratégia para conseguirmos somar o máximo de alunos em diversas equipes”, explica Vitor.

A inscrição deve ser feita através do site: www.ohtl.com.br entre os dias de 15 de março a seis de maio.

 

PROVAS

Serão três fases online com avaliações compostas por 10 questões e uma tarefa. As provas das duas primeiras etapas ficarão disponíveis no site por cinco dias; o prazo para a terceira etapa será de seis dias. E por fim, a última fase será no dia 27 de junho e presencial, no auditório do campus I da UFMS, às 13h.

A primeira etapa vai acontecer do dia primeiro ao dia seis de junho. A pontuação máxima é de 100 pontos e a equipe deve obter no mínimo 50 para realizar a segunda fase.

O resultado das equipes aprovadas para a segunda fase será divulgado no dia sete de junho e logo no dia seguinte inicia o período de realização desta etapa.

A última fase será durante à tarde do dia 27 de junho. No mesmo dia, às 19h será divulgado a equipe vencedora da Olimpíada de História de Três Lagoas.

 

PREMIAÇÃO

A comissão avaliadora premiará os membros das equipes finalistas com medalhas e livros no dia 27 de junho, no auditório da UFMS.