Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Notebooks da Rede Municipal de Ensino continuam parados

Pelo menos 3 mil alunos poderiam estar usando equipamentos há um ano e meio

Ainda continuam parados oscerca de 3,2 milnotebooks do programa “Um computador por Aluno” (Prouca), que já deveriam estar sendo usados pelos alunos do 3° ao 9º ano das escolas municipais de Três Lagoas, há aproximadamente um ano e meio.

O secretário Municipal de Educação de Três Lagoas, Mário Grespan informa que é necessário fazer a instalação da internet e elétrica para colocar as máquinas para uso dos estudantes, mas que em 2013, devido a alguns imprevistos, como a reforma emergencial da escola “Joaquim Marques”, acabou adiando o serviço. “Não tivemos possibilidade financeiras no setor da educação por causa desses imprevistos”, justificou Grespan, que revelou já ter sido feito o pedido de licitação para contratar empresas que façam os serviços prévios para instalação e uso dos notebooks. “Neste ano resolveremos isso, com certeza até o segundo semestre os computadores estarão disponíveis para uso dos alunos”, completou.
 
O secretário citou que os mais de 3 mil equipamentos que tiveram investimento deR$ 1.056,632, 60,por meio de convênio assinadoem maio de 2012, entre a Prefeitura e Caixa Econômica Federal, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento e Interesse Social (BNDES), estão guardados em armários no almoxarifado municipal e que assim que estiver tudo pronto ficarão guardados com segurança nas escolas.
 
O programa “Um Computador por Aluno” é do Governo Federal e permite que os municípios financiem a aquisição de computadores para os alunos da rede pública. Seu propósito é promover a inclusão digital mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.Três Lagoas foi o primeiro município de Mato Grosso do Sul a aderir ao programa.