Veículos de Comunicação

Imunização

Nova vacina da Influenza imuniza contra cepa Darwin

campanha contra gripe começa dia 4 de abril imunizando profissionais da saúde e idosos

-
-

A campanha de vacinação contra a gripe Influenza começa no próximo dia 4 e o imunizante chega às unidades de saúde de todo o país reformulado. Após o surto de casos da doença provocado pela variante Darwin, entre dezembro e fevereiro, em todo o país, a nova vacina contém proteção contra esta cepa. 

De acordo com o Instituto Butantan, responsável pela fabricação e distribuição do imunizante, a vacina é trivalente, composta pelos vírus Influenza A H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B. “O imunizante será importante para conter o espalhamento da mutação do vírus Darwin”, afirma a instituição em publicação no site oficial.

A campanha inicia na segunda-feira (4) e será dividida em duas etapas. Na primeira, podem ser vacinados os idosos com mais de 60 anos e os profissionais de saúde. A partir do dia 3 de maio o restante dos grupos prioritários poderão receber o imunizante. Somente a partir de 6 de junho que a vacina será liberada para o restante da população.

Estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que mais de 8 mil idosos e trabalhadores da saúde sejam vacinados nesta etapa.

Influenza 

Em Três Lagoas, foram registrados 26 casos de Influenza. A maioria dos pacientes não foi vacinada na campanha do ano passado, segundo levantamento da Secretaria de Saúde.

Sarampo

De maneira inédita, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza ocorrerá simultaneamente com mutirão da vacina da Tríplice Viral – que imuniza contra  sarampo, caxumba e rubéola. O setor de Imunização prevê que 8,3 mil crianças devam ser vacinadas neste ano. 

De acordo com a coordenadora do setor, Humberta Azambuja, a campanha deste ano precisa “recuperar”  o atraso uma vez que 20% deste público não foi vacinado em 2021 no município.

“Ano passado todo foco foi para vacinação da Covid-19, mas agora é hora de tirar esse atraso. Temos crianças sem vacina e, com isso, aumenta a vulnerabilidade de surgimento de casos na cidade. A meta é imunizar ao menos 95% deste público. Além disso, adultos que possuem somente uma dose da vacina pode completar o esquema vacinal”, complementa.