No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. E quando feita uma comparação de casos de câncer entre homens e mulheres, o câncer de próstata é o segundo mais comum.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que de 2020 a 2022 sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 novos casos a cada 100 mil homens.
O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos, seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. Mas mesmo sendo raro antes dos 40 anos, é preciso que os homens procurem a orientação do urologista com mais frequência.
A doença é silenciosa, e por isso a campanha Novembro Azul incentiva que os homens busquem o quanto antes o acompanhamento médico, pois o tratamento feito o quanto antes é 100% de cura.
Em relação ao tratamento, é indicado o monitoramento para casos que crescem lentamente e não são de grande risco. Já para casos mais agressivos, o tratamento recomendado é radioterapia, cirurgia, quimioterapia ou outros tratamentos. Tudo vai depender do estágio em que a doença se encontra.