As obras do Centro de Educação Infantil Santa Luzia estão avançando. As estruturas já estão levantadas e as equipes estão na fase de aplicação de forro, massa e pintura das paredes. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), as obras estão avançando dentro do cronograma estipulado no início do projeto e atualmente está com aproximadamente 50% da execução em andamento. A construção do novo prédio vai atender 200 crianças.
Atualmente, a unidade está instalada na rua Trajano dos Santos e o prédio tem a capacidade de atender em torno de 149 alunos, porém a demanda da região é maior e a unidade já não tem mais capacidade de ampliação, por isso a necessidade de construção de um novo prédio, que vai ficar instalado na rua Angelina Tebet com a Abraão Matar, nas proximidades do Almoxarifado Municipal. Com esta nova unidade, o município assegura o cumprimento da Meta 1 do Plano Municipal de Educação, “ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 70% (setenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até a vigência deste PME”.
Sobre a obra
O novo prédio vai contar com infraestrutura, como: hall, secretaria, sala de professores/reuniões, direção, almoxarifado, sanitários acessíveis adultos (masculino e feminino), lactário, área de higienização pessoal, área de preparo de alimentos (mamadeiras e sopas) e lavagem de utensílios, salas de atividades, fraldários/depósitos, amamentação, solário, telefonia, elétrica, sanitários infantis, copa funcionários, lavanderia, rouparia, depósito de material de limpeza (D.M.L), refeitório, cozinha, dispensa, pátio de serviço, central de GLP, depósito de resíduos, pátio coberto e playground. Isso dará possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, se cumprindo o princípio da educação pública, com direito de todos e dever do estado.
O tempo de execução previsto da obra é de 10 meses e a expectativa é que o ano letivo de 2023 inicie na nova unidade. A construção é custeada com recursos próprios e executada pela Poligonal Engenharia E Construções LTDA, e o valor contratado é de R$ 4.458,953,67.
O prédio que abrigava a CEI, após a mudança, vai se tornar a sede da Secretaria do Meio Ambiente e Agronegócio (Semea).