Veículos de Comunicação

Esporte

Novo Conselho da Juventude toma posse oficialmente na quarta-feira

Adolescentes foram eleitos na semana passada e serão reconhecidos em evento na Cãmara de Vereadores

Novos membros serão apresentados oficialmente na 4ª Conferência da Juventude - Divulgação
Novos membros serão apresentados oficialmente na 4ª Conferência da Juventude - Divulgação

Nesta quarta-feira (20), a nova diretoria do Conselho Municipal da juventude de Três Lagoas toma posse oficialmente. Uma cerimônia está marcada para ocorrer na a 4ª Conferência da Juventude, às 8h na Câmara Municipal. Ainda sem sede, os membros foram eleitos no dia 15 de março e entre as missões previstas, estão as celebrações para o Dia do Estudante. O evento será aberto a escolas três-lagoenses.

Estão eleitos como titulares, Leonardo Valera como presidente; Cibele Castro – vice; Thayller Vinicius – secretário; Mariana Barbosa – 1ª tesoureira; João Otavio – 2º tesoureiro; e Hudson da Silva – suplente. A gestão é de dois anos.

O Conselho é supervisionado pela Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer, inclusive, pelos gastos.  Tais custos, informou a pasta, têm limite, de acordo com o PPA (Plano Pluri Anual) e devem cobrir participação dos membros em congressos estaduais, nacionais e projetos voltados às propostas do Conselho.

Durante a 4ª Conferência, os jovens vão apresentar proposta de comemorar o Dia do Estudante em um evento aberto a todos os alunos das escolas do Município, além de incentivar e participar de projetos esportivos e culturais.

Enquanto o Conselho não consegue sede própria, as reuniões acontecerão na sede da Secretaria de Esportes.

O conselho foi criado em 2011, com o objetivo de estudar, analisar, elaborar, discutir e propor planos, programas e projetos relativos à juventude em âmbito municipal. Além disso, o Conselho pode colaborar com a administração municipal na implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades dos jovens.

Compete aos membros, fiscalizar e exigir cumprimento da legislação que assegura o direito dos jovens, assim como examinar denúncias e queixas relacionadas à privação desses direitos e requerer providências, além de representar a juventude municipal em seminários e congressos estaduais e nacionais.