Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Novo Semiaberto deve ser inaugurado no próximo mês

Unidade começará a funcionar com 50% da capacidade de vagas preenchidas

Diretor-presidente da Agepen, Deusdete de Oliveira Filho e o juiz Renato de Liberalli -
Diretor-presidente da Agepen, Deusdete de Oliveira Filho e o juiz Renato de Liberalli -

A nova unidade do Presídio de Regime Semiaberto de Três Lagoas deverá ser inaugurada na primeira quinzena de maio. A previsão é do diretor-presidente da Agencia Estadual de Administração Penitenciária (Agepen), o coronel Deus-dete Souza de Oliveira Filho, que esteve em Três Lagoas nesta terça-feira para a comemoração dos cinco anos do Patronato Penitenciário.

De acordo com diretor, o prédio, que abrigará os internos que receberam a progressão da pena, já está praticamente pronto. Atualmente, a empresa vencedora da licitação realiza adequações na estrutura metálica, onde será implantado o barracão de trabalho, para a entrega da obra. “Está tudo praticamente concluído. Tínhamos apenas duas pendências, algumas mudanças no setor de saúde da unidade penal, onde funcionarão os atendimentos de enfermagem e odontologia, e também na estrutura metálica do barracão, que teve de ser substituída”, completou.

A construção dos barracões não estava no projeto inicial da unidade e atende a uma exigência da 1ª Vara Criminal de Três Lagoas; essencial para que a unidade obedeça a Constituição, que prevê a implantação de colônias penais, agrícolas ou industriais, para as unidades de regime semiaberto.

Para o Coronel, a ideia é que o preso seja qualificado antes de encarar o mercado de trabalho. “Além de cumprir o que determina a Lei, poderemos qualificar melhor este interno. Hoje, Campo Grande possui cursos de qualificação no ramo de construção civil. Estes cursos são compostos de kits móveis, que poderão ser trazidos para cá”. O objetivo é formar os internos em atividades que atendem às necessidades do mercado de trabalho.

Deusdete também anunciou uma pesquisa que vem sendo realizada junto aos 9,6 mil presos existentes no Estado.

Mais informações em nossa edição impressa