Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Número de casamentos é o dobro do total de divórcios

Foram realizadas 767 uniões civis no cartório de Três Lagoas em um ano

Casal oficializou a união civil, na sexta-feira, 4, no cartório do 2° Ofício de Três Lagoas - Cláudio Pereira/JP
Casal oficializou a união civil, na sexta-feira, 4, no cartório do 2° Ofício de Três Lagoas - Cláudio Pereira/JP

Os casais três-lagoenses parecem optar pela oficialização da união. O número de casamentos formalizados pelo cartório de registro civil da cidade já soma 767, neste ano, sendo mais que o dobro de divórcios, por exemplo. O levantamento corresponde a uma média de 63 matrimônios entre os meses de janeiro a novembro.

Em 2014, o Cartório do 2° Ofício de Três Lagoas registrou 322 divórcios e 635 casamentos, entre homens e mulheres. Desde 2012, o município, que possui mais de 113 mil habitantes, vem registrando aumento de cônjuges e sucessiva queda em divórcios, nos últimos cinco anos. As noivas continuam preferindo o mês de dezembro para celebrar a união e o cartório poderá encerrar o ano com o número bem superior ao registrado até o momento.

A terapeuta familiar Carla Zafalon explica que o aumento no número de casamentos pode estar atrelado à melhora na renda do casal e ainda aos incentivos de programas de uniões civis coletivas. “A facilidade em estar casado oficialmente perante a lei tem levado muitos a concretizar o sonho, que antes era mais complicado”, frisa.

Ela ressalta ainda que o homem e a mulher têm buscado por manter um relacionamento mais sólido, como também recursos que proporcionam a consolidação do casamento. “Unir é fácil. O difícil é manter-se unido. E atualmente temos muitos trabalhos desenvolvidos por congregações religiosas, por exemplo, terapias com profissionais, que ajudam diretamente nessa área. O casal não cresce mais sozinho, busca ajuda”, observa.

O cartório registrou também três casamentos entre cônjuges do mesmo sexo, sendo um deles realizado em 2015.

IBGE
Estatísticas do Registro Civil 2014, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmam a redução dos divórcios em Três Lagoas, mas coloca o estado de Mato Grosso Sul como o terceiro do ranking nacional, com índice de 3,63%, no comparativo com 2013. Em 2013, a cidade formalizou 338 divórcios em primeira instância e também em cartórios ao passo que, no ano passado, o número caiu para 322.