Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Número de casos de câncer aumenta 98% em Três Lagoas

Pessoas com mais de 40 anos são as mais afetadas

Em Três lagoas, tratamento para pacientes com câncer é realizado o ICTL - Elias Dias/ JP
Em Três lagoas, tratamento para pacientes com câncer é realizado o ICTL - Elias Dias/ JP

Somente no ano de 2014, foram registrados 1390 diagnósticos de câncer no município de Três Lagoas. O número aumentou 98%, se comparado com o registrado em 2013, 703 casos. Em apenas um mês, dezembro do ano passado, foram registrados 121 novos diagnósticos. As informações são do Instituto do Câncer de Três Lagoas (ICTL), referência no tratamento oncológico na cidade, que contabilizou os pacientes dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS) que procuraram tratamento de quimioterapia ou hormonioterapia na unidade.

De acordo com as informações do ICTL, os tipos mais comuns são câncer de mama e de pele, sendo que este último não entra nesta contagem de casos, pois é solucionado com cirurgia e não a partir de tratamento químico ou hormonal. Ainda segundo o instituto, a faixa  etária com maior incidência da doença é a de pessoas acima de 40 anos, o que não extingue a existência de casos entre jovens e crianças.

A orientação é que adultos realizem exames de prevenção a doença, como mamografia e exame da próstata, assim como exames dermatológicos. Em homens, os tipos mais incidentes serão, pela ordem, os de próstata, pulmão, cólon e reto, estômago e cavidade oral; e, nas mulheres, os de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão e glândula tireoide.

Tratamento

Em Três Lagoas, não existe um local para tratamento de crianças e pessoas que necessitam de radioterapia. Esses pacientes precisam viajar cerca de 400 quilômetros para receberem atendimento em Campo Grande, capital do estado.

Já os pacientes adultos, após realizarem uma consulta, são submetidos a exames que oferecerão um diagnóstico preciso, e só então são encaminhados para tratamento. O prazo para início do tratamento é de 45 dias. O procedimento para cura da doença é realizado por meio de cirurgia, quimioterapia e hormonioterapia, dependendo do tipo de câncer. Mesmo após a cura do câncer, o paciente é acompanhado por cinco anos, por meio da realização de exames físicos, laboratoriais e imagens.