O número de desaparecimentos registrados, em Três Lagoas, tem aumentado a cada ano. O desaparecimento de uma pessoa é considerado quando ela se ausenta de maneira incomum, como não chegando no horário habitual, sem fornecer aviso sobre algum imprevisto ou quando não é encontrada em seus locais usuais, como casa, trabalho ou escola.
Nestes casos, um boletim de ocorrência deve ser registrado, e pode ser feito mesmo que não tenha completado 24 horas desde o desaparecimento.
Entre os anos de 2020 e 2023, houve um aumento de 80% nas ocorrências de desaparecimento no município.
Somente neste ano, durante o período de janeiro a outubro, 47 pessoas foram incluídas nas estatísticas, igualando-se ao total de casos notificados ao longo de todo o ano de 2022. O mês de setembro destacou-se como o período com o maior número de registros de desaparecimentos, totalizando nove ocorrências.
Após o registro do desaparecimento, a Polícia Civil inicia as investigações para localizar a pessoa desaparecida, com base nas informações fornecidas durante o depoimento. Um alerta é emitido para as forças de segurança em todo o país. Caso a pessoa desaparecida seja encontrada distante de sua residência, a polícia local é notificada, desencadeando as ações apropriadas em conjunto com a família da pessoa localizada.
Veja a reportagem: