Veículos de Comunicação

Opinião

O ambiente da competição

Quando se trata de empresas, não vejo ambiente melhor do que o colaborativo para gerar sinergia e resultados surpreendentes

 - Divulgação
- Divulgação

Há algum tempo, escrevi um artigo sobre competição e colaboração para demonstrar como ambas as forças estão correlacionados e permitem equilíbrio no ambiente de trabalho. O longa-metragem “Promessas de Guerra” dirigido e protagonizado por Russel Crowe (2015), o mesmo do premiado filme “O Gladiador” (2000), foi o exemplo utilizado. Vou remeter a mesma história dos exércitos que durante a primeira guerra mundial competiam pelo mesmo território, mas passado o conflito colaboraram entre si para identificar os soldados que sucumbiram durante o enfrentamento.

Quando se trata de empresas, não vejo ambiente melhor do que o colaborativo para gerar sinergia e resultados surpreendentes. A competição interna gera a sensação de que o outro não pode se dar bem, como se com isso tivesse tirado espaço de alguém. Isto acontece porque a visão é tosca e limitada, qualquer que seja a cidade, por menor pareça ser oferece um bom mercado para ser disputado. 

Se as equipes se concentrassem realmente em conquistar uma fatia maior deste bolo, não precisariam competir entre si, perceberiam que colaborar é a única forma de bater a concorrência e crescer a empresa. No filme citado generais declarados inimigos passaram a colaborar diante de interesses em comum. Este é o segredo, basta identificar motivos maiores e comuns que unem uma equipe e se concentrar neles. Conquistar mercado é bom  motivo, pode ter certeza.

Neste ponto, é importante salientar a questão de “vestir a camisa” da empresa, como querem os empresários. Ora, quando a empresa tiver indo mal todos sentirão, muitas vezes perderão os  próprios empregos, então porque não participar os funcionários quando tudo estiver indo  bem? Criar gratificações por mérito é algo realmente muito estimulante e leva aos funcionários a verdadeiramente a vestir a camisa, ou em outras palavras, a sentir a dor de dono! Afinal queda de vendas também afetará os interesses dos funcionários.

Este é um ambiente fértil e promissor: o colaborativo. Não podemos dizer que a competição não é saudável, sem ela não teríamos conquistado tantas melhorias para sociedade! Buscar melhorias constantes, se superar, sair da zona de conforto, se reinventar é saudável de competição. E, quando encontrar alguém melhor, porque não se inspirar e buscar ser tão bom quanto? A força da competição é positiva, mas precisa ser canalizada no lugar e da forma certa! 

Walter roque gonçalves*

*É administrador de empresas.