Veículos de Comunicação

Operação

Obra de R$ 118 milhões entrará em funcionamento em Três Lagoas

Subestação de energia, em construção no Jupiá, entrará em funcionamento no final do mês

Subestação de energia entra em funcionamento no final do mês  - Divulgação
Subestação de energia entra em funcionamento no final do mês - Divulgação

A subestação de energia Marechal Rondon, em construção desde o ano passado no bairro Jupiá, zona Leste de Três Lagoas, está em sua fase final de conclusão, com estimativa de entrar em operação comercial no final deste mês ou início de agosto.

O empreendimento é construído pela Marechal Rondon Transmissora de Energia, empresa pertencente à corporação chinesa State Grid. A obra, de acordo com informações da empresa, está com aproximadamente 97% de avanço físico. A entrada em operação dependerá também da aprovação para intervenções na rede por parte do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do progresso dos trabalhos em conjunto com a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).

A previsão inicial era de que a subestação entrasse em operação no final de junho. Mas, devido à alteração no cronograma da obra, houve um atraso na entrega.

A subestação vai escoar a energia produzida na Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes, instalada na cidade, para o restante do país. Entretanto, já existe um planejamento para que a empresa Fibria, fabricante de celulose, também utilize a subestação para escoar a energia excedente oriunda do seu processo de cogeração por queima de gravetos de eucalipto, apresentando novo caminho para o escoamento o excedente de geração energia produzida na região.