Veículos de Comunicação

Patrimônio Histórico

Obra de restauração da Igreja de Santo Antônio será inaugurada no domingo

A Igreja de Santo Antônio foi construída em 1914 em um terreno doado

A Igreja de Santo Antônio foi construída em 1914 em um terreno doado. - Divulgação/Assessoria
A Igreja de Santo Antônio foi construída em 1914 em um terreno doado. - Divulgação/Assessoria

Depois de passar por restauração, a Igreja de Santo Antônio volta a receber visitas a partir da manhã de domingo (19), em Três Lagoas. A cerimônia tem início às 8h com uma carreata que segue da praça do Jardim Alvorada, em direção à Praça Ramez Tebet,onde será celebrada uma missa e na sequência ocorre a inauguração da igreja.

História

A Igreja de Santo Antônio foi construída em 1914 em um terreno doado por Teotônio Mendes, comerciante que chegou à Três Lagoas em 1912.

De acordo com o historiador e Diretor de Turismo, Rodrigo Fernandes, a construção da igreja foi uma forma de homenagear os portugueses que viviam em Três Lagoas, e ao padroeiro Lusitano Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa.

Ponto turístico em Três Lagoas, a Igreja de Santo Antônio foi tombada pelo patrimônio histórico de 1982 pelo então prefeito Dr. Lúcio de Queiroz Moreira.

Ao longo de seus 107 anos de história, a Igrejinha de Santo Antônio já recebeu visitas ilustres como as de Jânio Quadros, Tenório Cavalcante, Juscelino Kubitschek, Fernando Correia da Costa e do filho primogênito da última princesa imperial do Brasil, D. Isabel de Bragança e do príncipe francês, Gastão de Orléans, Conde d’Eu, Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança.

A igrejinha já passou por três processos de restauração, sendo a primeira no ano de 1939, a segunda em 2003 e a terceira que teve a ordem de serviço assinada no final de 2020 e será entregue no domingo.