PESQUISA
Levantamento feito pelo DATAmax, o primeiro, neste segundo turno, revela que o candidato do PSDB ao governo do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, lidera as intenções de voto com 12 pontos percentuais de vantagem sobre o candidato Delcídio do Amaral (PT). Reinaldo tem 56,06% da preferência do eleitorado, contra 46,94% de Delcídio. O DATAmax ouviu 1,2 mil pessoas em 38 municípios, entre os dias 12 e 16 de outubro. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MS-00066/2014.
OPORTUNIDADE
O eleitor brasileiro não pode reclamar de que não conhece as verdadeiras propostas dos candidatos a Presidência da República. Só neste segundo turno das eleições, dois debates já foram realizados (Band e SBT) e tem, pelo menos, mais dois programados para os próximos dias (Record e Globo), além dos vários outros realizados no primeiro turno. Infelizmente, os candidatos acabam por perder oportunidade para apresentar suas propostas de governo em detrimento de acusações que beiram a ofensa e ataques deselegantes. Trocam mais farpas e acusações do que a apresentação de propostas que o eleitor que ouvir e analisar. Essa questão vale também para os candidatos aos governos estaduais.
OPORTUNIDADE I
O formato de debates eleitorais precisa ser alterado. Os organizadores destes palcos eletrônicos de candidatos deveriam deixar o debate circunscrito a apresentação de programas de governo e vetar quaisquer ataques.
RECONHECEU
O secretário municipal de Trânsito. Milton Gomes Silveira, reconheceu durante o programa RCN Notícias da Rádio Cultura FM que, a secretaria tem conhecimento de que caminhões fazem carga e descarga na área central em horário proibido. Mas, adiantou que nada pode fazer para coibir esta situação, porque a secretaria dispõe de apenas cinco agentes de trânsito, cuja atuação em caráter geral fica comprometida por problemas de saúde ou gozo de férias desta pequena equipe de fiscalização. Além disso, segundo ele, a Polícia Militar que é parceira da Secretaria de Trânsito tem atribuição para multar, mas como tem outras atribuições, acaba ficando comprometida a eficiência da fiscalização no trânsito.
CONTINUA
Para o desespero dos condutores de veículos automotores, o secretário de Trânsito disse ainda que os estacionamentos de 45º vão continuar em Três Lagoas, mesmo com a implantação do Estacionamento Rotativo. Ele reconheceu que o estacionamento de 45º tira a visão do condutor e atrapalha quem vem logo atrás, mas disse que essa é a melhor alternativa para a falta de vagas na área central.
NÃO DÁ PARA CONTINUAR
Reconhecer que o estacionamento em 45º atrapalha a visibilidade do motorista quando sai da vaga em marcha ré e reconhecer que esta ainda é a melhor alternativa, é querer impor com um tremendo contrassenso uma medida prejudicial ao bom convívio e boa educação no trânsito. Ninguém desconhece que a maioria dos motoristas não t5êm paciência e trato pessoal para esperar o motorista que em marcha ré pretende retomar o leito carroçável da rua. Assim é querer judiar do povo e deixar a prefeita em mais uma situação de desconforto. Quem pode ajudar a melhorar a imagem da administração, muitas das vezes não se importa com esses aspecto.
AMBULANTES
Os comerciantes que pretendem vender seus produtos na porta do Cemitério no Dia de Finados devem ficar atentos ao prazo de expedição do alvará pela prefeitura. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, tem dito que não vai permitir ambulantes sem autorização no local. Os interessados devem comparecer na sede da Secretaria, localizada na Rua João Carrato, nº 33, até o dia 27 de outubro, munidos dos documentos e identificação dos produtos que desejam comercializar. Para este ano, está reservado espaço para 27 boxes.