O aumento no número das ocorrências policiais nos meses de dezembro e janeiro, em Paranaíba, já estava previsto no planejamento estratégico da Policia Militar. O comandante do 13º Batalhão da PM, sediado em Paranaíba, Ten.Cel. Santana explicou que com o indulto de Natal concedido pela Justiça, muitos criminosos saem às ruas e voltam a cometer delitos.
“Todo fim de ano é problemático, com relação à segurança pública, mas estamos preparados e damos respostas rápidas à sociedade com prisões dos autores da maioria dos crimes mais graves e com trabalho de investigação e captura dos demais criminosos”, assinalou o comandante.
Ele explicou que mesmo com a crise econômica que assolou o país em 2015 e, que deve se agravar em 2016, a Policia Militar, apesar das dificuldades, aguarda a chegada de novas viaturas e armamentos para ampliar o policiamento nas ruas. Afirmou ainda que há expectativa para realização este ano, de concurso para admissão de novos policiais militares, visando o aumento do efetivo.
O Ten.Cel Santana revelou que deverá manter os programas envolvendo a comunidade, a exemplo do projeto “Bairro Seguro”, onde unidades da PM visitam determinado bairro em determinado período para o patrulhamento ostensivo e repressivo.
A segurança da população, de acordo com o Ten Cel. Santana depende muito do cuidado que cada um tem com sua casa e suas coisas, afirmou ele. Os maiores ocorrência na cidade são furtos e roubos. Ele recomenda que a população tenha mais atenção com pessoas estranha na vizinhança, reiterando que em caso de suspeita a população pode acionar o telefone 190.