Quem esperava um fim de Verão com temperaturas mais amenas em Mato Grosso do Sul se enganou. Uma nova onda de calor atingiu o estado, elevando os termômetros na maioria dos municípios.
A região Leste é a mais afetada, com temperaturas chegando aos 40ºC em dias consecutivos. Em Três Lagoas, por exemplo, os termômetros registraram 36ºC durante uma semana, com sensação térmica ainda maior. A previsão indica que esse calor intenso deve persistir até o fim da estação, em 20 de março.
Diante desse cenário, muitos já aguardam a chegada do Outono, estação que marca a transição do calor úmido para um período mais seco e frio. O meteorologista Natálio Abrahão, do Centro de Meteorologia da Uniderp, em Campo Grande, explica que essa onda de calor é impulsionada por uma circulação de ar quente, caracterizada pelo predomínio de sol intenso e ventos quentes vindos do Norte e Noroeste do país.
tempestades
Apesar do calor extremo, a previsão também aponta chuvas fortes em diversas regiões do estado, devido à chegada de uma frente fria ao centro-sul do país. “Essa mudança poderá provocar pancadas de chuva significativas, que podem resultar em quedas de energia e alagamentos, devido às fortes rajadas de vento e descargas elétricas”, alerta Abrahão.
Segundo Abrahão, algumas cidades aquecem mais rapidamente do que outras devido a fatores geográficos e diferenças climáticas regionais.
A partir do dia 24 de fevereiro, Três Lagoas deve registrar pancadas de chuva, o que poderá amenizar as temperaturas, embora o clima permaneça abafado.
HIDRATAÇÃO
Diante das condições climáticas extremas, especialistas reforçam a importância de cuidados redobrados. A recomendação é manter-se hidratado, evitar exposição prolongada ao sol e utilizar protetor solar. Também é recomendado manter os ambientes sempre ventilados e evitar o uso de roupas que esquentam. Opte por uma alimentação mais leve no dia a dia.
Além disso, o calor e a umidade favorecem a proliferação do mosquito da dengue, tornando essencial a eliminação de recipientes com água parada.