Foi deflagrada nesta quarta-feira (4) a operação "Parador 27", que visa combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Desenvolvida em conjunto entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério dos Direitos Humanos, a operação é nacional e seu tronco em Mato Grosso do Sul ficou sob os cuidados da Polícia Militar (PM).
Os dados disponibilizados pelo Disque 100 mostram que no ano de 2021 foram registradas 2.769 denúncias apenas em solo sul-mato-grossense. Segundo o Tenente-coronel Guilherme Dantas Lopes, o Ministério Público disponibilizou um mapa que aponta as denúncias que são feitas sobre exploração de crianças e adolescentes aqui no Estado.
“Pelo mapa de calor, a região que mais tem incidência desse crime é nas fronteiras estaduais, como Paraná, São Paulo e Goiás. Ali é onde geralmente tem mais paradas de caminhões. Isso ocorre mais nos períodos de escoamento de safras e nos guichês", afirmou o oficial da PM.
A PRF (Policia Rodoviária Federal) também participa da operação nas rodovias federais, postos de combustíveis e bares que ficam nas beiras de estradas, enquanto a PMA (Polícia Militar Ambiental) ficará com a região do Pantanal, nas cidades de Aquidauana, Miranda e Corumbá, com ações preventivas em pontos turisticos, encostas de rios e embarcações.