Nos últimos dias um novo desafio tomou conta das redes socias brasileiras e internacionais. O meia-atacante do time inglês Tottenham, Dele Alli, marcou o gol da virada sobre a equipe do Newcastle no dia 11 de outubro, finalizando a partida em 2×1. Porém, a comemoração teve mais repercussão que o próprio gol do atleta, dando origem ao desafio #DeleAlliChallenge, que estimulou muitas pessoas a repetirem a comemoração do jogador.
Mas atenção, a brincadeira pode sobrecarregar as mãos, dedos e pulso, se for repetida diversas vezes, como explica o ortopedista Marcelo Luiz Quarteiro.
O uso repetitivo de objetos como teclado, mouse, celular e outros podem desencadear uma série de problemas. A LER (Lesão por Esforço Repetitivo), é definida por ações repetitivas como dirigir, digitar, má postura, tocar instrumentos e até mesmo algumas atividades físicas que exijam esforço de músculos e articulações, como crochê, bordado e etc. A LER engloba um grupo de doenças que atinge principalmente os músculos, nervos e tendões, provocando inflamações e irritações.
O médico alerta que além do esforço repetitivo, é possível ter esses problemas ao, por exemplo, começar a correr sem ter o preparo ou costume necessário, daí então, aquele músculo e/ou tendão que não está habituado com determinado tipo de esforço, pode sofrer inflamação.
Alguns exercícios ajudam a evitar o início e/ou agravamento de lesões, porém, é sempre importante estar atento a frequência e intensidade das dores, e sempre procurar um médico especialista para receber o diagnóstico.