Veículos de Comunicação

10

Outubro é marcado pela campanha contra o câncer de mama

Outubro Rosa é dedicado a prevenção e combate ao câncer de mama

 

Tradicionalmente o mês de outubro é o mês da campanha mundial Outubro Rosa, que visa o combate e prevenção ao câncer de mama. Em Paranaíba haverá um dia para que as mulheres possam colher o exame preventivo e também pedidos de mamografias. De acordo com a enfermeira responsável pela Saúde da Mulher, Katiusse Seraguci Paiva, este é o câncer que mais mata no mundo.

“A incidência de câncer de mama aumentou muito e se as mulheres descobrirem em tempo tem chance de 100% de cura. Quanto antes ela procurar tratamento melhor”, disse. O dia escolhido para uma ação em Paranaíba é 18 de outubro, um sábado, pois segundo a enfermeira, muitas trabalham e não têm tempo durante a semana. As Unidades Básicas de Saúde também estarão funcionando neste dia.

As mamografias são feitas gratuitamente na Santa Casa de Paranaíba e de acordo com a enfermeira é importante as mulheres fazerem o autoexame e caso seja detectado alguma alteração procurar um médico. Ela alerta ainda sobre a importância de fazer o exame preventivo, que deve ser feito anualmente.

Katiuse alertou que as mulheres acima de 40 anos devem obrigatoriamente todo ano, e aquelas com idade inferior devem fazer o autoexame mensalmente. “As mulheres devem se cuidar, a incidência de câncer aumentou muito, de mama e colo de útero também”, disse.

Segundo ela, a mamografia é um exame rápido e ajuda a prevenir e identificar o câncer de mama. Ela ressalta que muitas mulheres têm receio por achar que o exame é dolorido, mas destaca que a dor maior é ter que enfrentar a doença, em muitos casos retirar uma mama.

Outubro Rosa

Outubro Rosa está no sexto ano e toma forma com palestras, passeio ciclístico, caminhada e piquenique. A mobilização teve início nos EUA há mais de 30 anos e ganhou força no Brasil nos últimos sete anos.

Era outubro de 1983 quando uma corrida de cinco quilômetros pelas ruas de Dallas (EUA) atraiu 800 pessoas para arrecadar fundos e chamar atenção para o câncer de mama. A promessa de levar mais mulheres a conhecer e combater a doença foi de Nancy Brinker, que havia visto, três anos antes, a irmã Susan morrer aos 36 anos. Desde então, a Fundação Susan G. Komen For the Cure tem inspirado a mobilização em diversos países. Acessórios e laços cor de rosa viraram símbolo da campanha pelo mundo.