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Três Lagoas

Outubro é recordista em inclusões no SPC

No mês passado, 680 novos registros foram lançados, outros 329 deixaram o cadastro

Atualmente, quase 10% da população estáendividada -
Atualmente, quase 10% da população estáendividada -

O mês de outubro foi recordista na inclusão de consumidores no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) em Três Lagoas. Ao todo, 680 consumidores foram lançados no programa por conta de alguma dívida, índice que é 60% superior ao registrado em setembro, quando 412 consumidores deram entrada no serviço. Os dados foram fornecidos pela Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACI).

De acordo com as estatísticas, apenas neste ano, foram registrados 4.626 novos casos de inadimplência, o que corresponde a uma média de 468 novos casos ao mês e a uma dívida de R$ 1 milhão a mais para o comércio local.
 
Os dados do SCPC apontam ainda que a maioria dos clientes citados no serviço possui apenas uma dívida.
 
Nessa modalidade, estão 1.433 mil devedores que ingressaram no programa neste ano. Já outros 253 clientes possui de duas a cinco dívidas em aberto e 49, mais de cinco. A média por consumidor devedor é de 1,5 registro. 
A estatística mostra ainda que a grande maioria possui uma dívida de até R$ 500 – 1,1 mil consumidores estão nessa situação, o que equivale a R$ 291,5 mil a receber pelos lojistas. Além disso, outros 483 devem R$ 100 na praça (R$35,2 mil, ao todo) e 468 até R$ 50 (16,2 mil). O número de consumidores com dívidas de até R$ 1 mil é menor, 378 e de até R$ 2 mil ou mais, 168. Porém, eles correspondem ao maior montante: R$ 270,7 mil e R$ 402 mil em dívidas junto ao comércio, respectivamente. 
 
Em comparação ao mesmo período do ano passado, os dados do SCPC apontam queda considerável. Neste ano, foram 521 registros a menos quando comparado com o total registrado de janeiro a outubro de 2012, 5.138 novas inclusões no serviço. 
 
Segundo o assessor jurídico da ACI, Santiago Sanches, o montante de pessoas com dívidas no comércio, porém, pode ser muito maior. Atualmente, sete mil pessoas estão com o nome lançado no serviço de proteção ao crédito.
 
Juntas, elas correspondem a um total de 11,9 mil registros e R$ 3,4 milhões em dívidas geradas junto a empresas credenciadas na associação nos últimos cinco anos. “Nem todas as lojas são associadas e, consequentemente, as dívidas feitas nesses estabelecimentos comerciais não são lançadas no sistema. É uma situação que a gente tenta reverter todos os anos: aumentar o número de associados para poder ter maior controle dos maus pagadores”, destacou.
 
PAGAMENTOS
Em contrapartida, se outubro foi recordista em novos nomes ‘sujos’, também teve um aumento no índice daqueles que quitaram suas dívidas. No mês passado, 329 consumidores conseguiram deixar o SCPC, enquanto que em setembro, foram registradas 238 baixas. Os dados da ACI mostram ainda que, de janeiro a outubro, 3,5 mil consumidores conseguiram pagar as dívidas e ter o ‘nome limpo’. O mês recordista foi maio, com 439 exclusões do serviço. Mas a expectativa é que esta mesma média seja registrada, ou até mesmo superada, entre os meses de novembro e dezembro, uma vez que muitos consumidores começaram a receber o 13º salário. 
 
O recurso extra, conforme apontou pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio/MS), deverá injetar cerca de R$ 18 milhões na economia local. Desse total, 12% deverão ser destinados para o pagamento de dívidas, sejam elas lançadas no SCPC ou não. 
 
CAMPANHA
Neste ano, a Associação Comercial e Industrial não irá aderir à Campanha Nome Limpo, que visa baixar os juros para aumentar as chances de o consumidor quitar suas dívidas. De acordo com o presidente da instituição, Atílio D’Agosto, a postura deve-se à dois fatores: os resultados obtidos no ano passado, que ficaram abaixo do esperado, e a divergência na classe empresarial sobre o assuntos.
 
“Muitos empresários acreditam que esta campanha pode influenciar o mau pagador, já que, se acostumados, alguns poderiam sempre deixar para quitar suas dívidas no final do ano, enquanto que o que queremos é incentivar o bom pagador. Além disso, no ano passado não tivemos muito retorno com a campanha”, explicou. 
 
‘Natal Encantado’ sorteará carro zero quilômetro
Para impulsionar as vendas de Natal, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Três Lagoas irá sortear um carro zero quilômetro. De acordo com o presidente da ACI, Atílio D’Agosto, a campanha ‘Natal Encantado’ deste ano já conta com mais de 80 lojas credenciadas e o material publicitário deverá começar a ser distribuído na próxima segunda-feira. No ‘kit’, está um Papai Noel do tamanho de uma pessoa, que, além de facilitar a visualização dos consumidores, também servirá de urna para os cupons.
 
“A nossa expectativa é que as vendas aqueçam de 15% a 20% nessa época do ano. É quando o consumidor compra presentes para mais de uma pessoa, está com o décimo terceiro salário. Então, é o período que o comerciante tem para tirar as diferenças registradas no decorrer do ano”, destacou o presidente da instituição, citando os períodos em que é comum a queda nas vendas do comércio.
 
Segundo a Fecomércio, o Natal deverá movimentar R$ 8,2 milhões em Três lagoas. 
 
Além do carro, um Fiat Uno, a ACI também irá sortear três motocicletas da marca Honda, três televisores de 32 polegadas e três notebooks. O sorteio está programado para o dia 9 de janeiro.