Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Outubro Rosa: Mastologista explica a importância da mamografia

Luiz Otávio Zucca esteve no programa Bom Dia Três Lagoas e RCN Notícias hoje

Luiz Otávio Zucca é mastologista e atua em Três Lagoas há dois anos - Viviane Pinheiro
Luiz Otávio Zucca é mastologista e atua em Três Lagoas há dois anos - Viviane Pinheiro

O médico mastologista Luiz Otávio Zucca esteve na manhã desta quinta-feira, 1º, no programa Bom Dia Três Lagoas, da TVC – canal 13, e no programa RCN Notícias, da rádio Cultura 106,5 FM. Em entrevista, o especialista ressaltou a importância que o exame de mamografia tem no combate e prevenção ao câncer de mama nas mulheres três-lagoenses.

Com o início do mês de outubro a campanha mundial Outubro Rosa visa aumentar a quantidade de exames com o objetivo de reduzir o número de pacientes que lutam contra o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, o de mama.

Em Três Lagoas, de acordo com Zucca, há somente dois aparelhos de mamografia disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), instalados na Clínica da Mulher e no Hospital Auxiliadora.

Conforme dados divulgados pela Clínica da Mulher e pelo Hospital Auxiliadora, de janeiro a julho deste ano, 1.658 mulheres fizeram o exame. “Apesar de o exame estar à disposição da comunidade ainda são poucas as mulheres que o fazem. Durante o mês de outubro nossa meta é realizar 500 exames no município”, relatou.

Para fazer o exame é necessário o encaminhamento de um ginecologista ou de um mastologista.  

AUTOEXAME

Segundo Zucca, o ideal é que a partir dos 40 anos de idade a mulher comece a fazer a mamografia anualmente. Em caso de histórico na família, é aconselhável que se inicie a partir dos 35. Vale ressaltar ainda que o autoexame da mama deve ser feito frequentemente pela própria mulher durante o banho.