Veículos de Comunicação

Preservação

Ovos de jacaré são retirados da Lagoa Maior

Imasul autoriza remoção de ninhada para centro de fauna de Ilha Solteira

Na água, jacaré observa local onde estava a ninhada - Ana Cristina Santos/JP
Na água, jacaré observa local onde estava a ninhada - Ana Cristina Santos/JP

O Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imassul) autorizou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente retirar os ovos dos jacarés da Lagoa Maior, em Três Lagoas.A retirada foi feita na manhã desta quinta-feira (29) pela Polícia Militar Ambiental (PMA). A ninhada foi descoberta nesta semana pelo ambientalista Manoel Pimenta. 

Um biólogo da secretaria acompanhou a remoção dos ovos para o Centro de Conservação da Fauna Silvestre de Ilha Solteira (SP). Ao todo, 50 ovos foram retirados da Lagoa. Dois do que sobraram no local estavam quebrados.

A decisão da retirada ocorreu na noite de ontem (29), após autorização do Imasul e reunião realizada entre os órgãos ambientais: Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar Ambiental.

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, disse que solicitou a autorização ao Imasul de Campo Grande porque a Lagoa Maior não comportaria essa quantidade de jacarés. “Daqui uns anos teríamos mais de 50 jacarés no local. Antes de acontecer o pior, tivemos que tomar essa decisão”, disse o promotor.

Antônio Carlos disse que após a reprodução é que será decidido para onde vão os jacarés.