O pagamento do Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família, começa nesta quarta-feira (17) para os beneficiários com final 1 do NIS (Número de Identificação Social). O calendário do primeiro mês vai até o dia 30 de novembro e beneficiará 58,8 mil pessoas no Estado que já faziam parte do antigo programa, sem a necessidade de realizar recadastramento, com valor médio de R$ 217,18 mensais.
No total mais de 133 mil famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza devem a receber o Auxílio Brasil no Estado. Para chegar aos R$ 400 prometido pelo presidente, o Congresso precisa aprovar a PEC dos Precatórios. A expectativa é que isso ocorra a partir de dezembro.
As datas de pagamento seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês, com base no dígito final do NIS (Número de Inscrição Social). Nesta quarta-feira recebem inscritos com NIS final 1 e assim por diante, até o dia 30 de novembro, quando recebem quem tem o benefício terminado em 0.
Com o fim do Auxílio Emergencial pago pelo governo até o mês passado, mais de 359 mil sul-mato-grossenses ficam órfãos da assistência social, ou seja, ficam sem receber nenhum tipo de ajuda, apesar de terem sido considerados vulneráveis pelos critérios de seleção do próprio Auxílio Emergencial.
Neste mês, os atuais benefícios terão rejuste de 17,8%. O valor médio do benefício passará para R$ 217,18 mensais. Em dezembro, a intenção é que o valor das parcelas seja acrescido de um benefício temporário para garantir o pagamento de ao menos R$ 400 até o fim de 2022.
Como será o pagamento
A Caixa Econômica Federal informou que os beneficiários poderão consultar informações se vão receber o benefício, a data de pagamento e o valor pelo aplicativo Caixa Tem ou pelo novo aplicativo Auxílio Brasil, que já pode ser baixado no celular.
As datas de pagamento seguem o calendário que era do Bolsa Família. Os cartões e senhas utilizados para o saque do programa anterior também continuam válidos para o recebimento do Auxílio Brasil.
As famílias que recebiam pelo aplicativo Caixa Tem, em conta poupança digital, mantêm a mesma modalidade de pagamento e poderão movimentar o valor pelo aplicativo, além dos canais para saque e consulta de informações, como aplicativo Caixa Tem, terminais de autoatendimento, agências da Caixa e unidades lotéricas. Outro canal de atendimento da Caixa é pelo telefone 111.