Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Pai de vereadora morre picado por enxame de abelha

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o fato aconteceu por volta das 16h de quinta-feira

Sirlene da Saúde ao lado do pai, José Alves Pereira -
Sirlene da Saúde ao lado do pai, José Alves Pereira -

José Alves Pereira, 76 anos, morreu na tarde de ontem ao ser atacado por um enxame de abelha. A vítima, mais conhecida como ‘Zé Baiano’, era pai da vereadora de Três Lagoas, Sirlene da Saúde.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o fato aconteceu por volta das 16h de quinta-feira, quando Pereira, que reside em uma propriedade rural de Arapuá, a cerca de 40 km de Três Lagoas, estava tocando o gado para o curral.  “As pessoas que estavam no local perceberam que havia algo de errado, quando o cavalo que era utilizado pela vítima retornou sem ele e repleto de picadas de abelhas”, informou quem ?????????????????
Zé Baiano foi encontrado no meio do pasto em local distante da sede da propriedade rural. Ao que tudo indica, após ser atacado pelo enxame, ele caiu do cavalo e morreu em seguida. O Corpo de Bombeiros preservou o local até a chegada da perícia. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para exames e, depois, liberado para a família, que providenciou o velório e o seu sepultamento. 
A causa exata da morte será determinada em laudo a ser expedido pelo  IML. No entanto, a principal suspeita é de que a vítima tenha sofrido um choque anafilático. “Tudo leva a crer que a movimentação com o gado tenha atraído o enxame”, destacou  Leandro Domingos, do Corpo de Bombeiros.
 
De acordo com ele, em um campo aberto como o que se encontrava Zé Baiano fica mais difícil sair ileso de um ataque de abelhas. “Não se sabe nem se ele conseguiu ver o enxame se aproximando”, destacou.
ABELHAS
Zé Baiano, pai da vereadora Sirlene da Saúde foi atacado por abelhas europeias, uma das mais perigosas e também bastante comum em Três Lagoas. Conforme o oficial, casos de ataques com mortes provocados por abelhas são raros na região. Mas, com a chegada do Verão e também do período de queimadas, é preciso redobrar os cuidados. “As abelhas não gostam de queimadas. Então, elas começam a migrar. Além disso, o período em que há mais risco é o da tarde, quando o sol está quente”, disse.
 
O Corpo de Bombeiros ainda não fechou os dados estatísticos do mês de dezembro. Porém, segundo Domingos, foram atendidos cerca de quatro casos para  remoção de colmeias de abelhas. O mais recente estava em um posto de combustível, no Centro, completou ele. 
Já no mês passado foram 17 casos de extermínios de insetos, que colocaram em risco a vida da população. Os dados dos bombeiros não informam se são  apenas casos atendidos para remoção de colmeias de abelhas. Já em outubro foram 13 atendimentos registrados. 
BOX:
Tabelinha
Cuidados com abelhas
Evite movimentos bruscos e excessivos próximo a colmeias
Não grite – abelhas são atraídas por ruídos
Examine a área antes de usar maquinário que emita som alto
Consulte um médico para saber se você é alérgico a picadas
Ao ficar diante de um enxame, a pessoa deve correr em ziguezague
Se for atacado, proteja das picadas no pescoço e no rosto com pano (camisa)
A retirada de colmeias em residências é de responsabilidade do proprietário, que deve chamar empresa especializada. Porém, em casos mais críticos o Corpo de Bombeiros deve ser chamado.
 
Fonte: 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros