Veículos de Comunicação

Três Lagoas

PAIR firma atuação de Plano Operativo na cidade

O Plano Operativo Local foi elaborado tendo como base a pesquisa no Diagnóstico Participativo da cidade de Três Lagoas

O Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR) realizou nessa quarta-feira (24) a cerimônia para assinatura do Pacto de Três Lagoas para o enfrentamento ao abuso, exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes, firmando a implantação do plano operativo local. A cerimônia foi realiza no auditório da Vila Vicentina

Presentes na ocasião a promotora de Defesa da Infância e Juventude, Ana Cristina Carneiro Dias; o psicólogo do Ministério Público, Sidney Ferreira; a delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher, Letícia Mobis Alves; a coordenadora do PAIR em Três Lagoas, Elizeth Aparecida da Silva, o Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, Wilson Sérgio Monari, a Juíza de Direito da Infância e Adolescência, Rosângela Alves de Lima, e demais representantes da sociedade e órgãos públicos.

Durante a abertura os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Lagoas – APAE de Três Lagoas apresentaram uma peça musical. Houve também apresentação do Plano Operativo Local pela Psicóloga e integrante da equipe da escola de conselhos, Adriana Tereuya Maiakawa.

“Este plano vem a somar com o trabalho que já existe em Três Lagoas e para o município é importante a participação dos profissionais que atuam na área para ajudar na execução dos projetos para o Pair. Este plano é uma responsabilidade com toda a sociedade”, foram às palavras da coordenadora do PAIR, Elizeth Silva.

Plano

O Plano Operativo Local foi elaborado tendo como base a pesquisa no Diagnóstico Participativo da cidade de Três Lagoas através de discussões dos seminários realizados no período de 30 a 31 de agosto. Posteriormente foi realizado um circuito de capacitações aos integrantes e diretoria do PAIR. O compromisso foi firmado entre Sociedade Civil Organizada, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul , representado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Governo Federal representado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Secretarias Municipais, Câmara Municipal de Três Lagoas, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e demais órgãos de representatividade.

PAIR

O Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil foi instituído em outubro de 2002 através da articulação entre Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República – SEDH e Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Infanto – Juvenil. O programa foi articulado para o desenvolvimento em municípios do território brasileiro nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. Em Três Lagoas, as ações iniciaram no ano de 2009 através de tratativas político-institucional.
O programa foi articulado para o desenvolvimento em municípios do território brasileiro nas regiões norte, nordeste e centro-oeste e Prevê a criação, fortalecimento de um conjunto articulado para proteger a criança e o adolescente quanto à exploração sexual.