Veículos de Comunicação

Educação

Pais passam a noite na fila em busca de vagas para os filhos em escolas

Na escola Ramez Tebet, fila passou a ser formada na tarde de domingo

Pais dormiram em cadeiras em frente à escola Ramez Tebet  - Ana Cristina Santos/JP
Pais dormiram em cadeiras em frente à escola Ramez Tebet - Ana Cristina Santos/JP

Com cadeiras e travesseiros, pais dominaram na fila em frente à escola municipal Professor Ramez Tebet, única com período integral no município. Alguns chegaram no domingo à tarde e outros à noite, e pousaram no relento para tentar garantir vaga para os filhos no pré II e primeiro ano. A necessidade de dormir na fila, segundo os pais, deve-se ao fato do pouco número de vagas para essas séries iniciais.

Camila Fernando Batista da Silva chegou ao local por volta das 16h de domingo. Ela foi uma das mães que dormiu na fila, na companhia de um dos filhos de apenas seis meses. “Foi divulgado que teria apenas 15 vagas para o primeiro ano, e como eu preciso deixar meu filho aqui, não teve alternativa a não ser a de dormir na fila”, contou.

Osmar Alves Leandro disse que chegou ao local às 17h de domingo e por necessitar de uma vaga para o filho, não restou alternativa a não ser a de dormir em frente à escola. Ele informou que seu filho estuda no Centro de Educação Infantil do Interlagos, e a partir do ano que vem passa a frequentar o primeiro ano. “A escola Ramez Tebet é mais próximo de casa, sem contar que é a única escola que funciona em período integral”, declarou.

Sandra Regina Gomes também teve que dormir na fila para garantir a vaga para a filha de seis anos. “Não temos opção, eu preciso trabalhar e não tem quem cuida dos meus filhos. Aqui é a única escola que funciona em período integral, então ficamos sabendo que tinham apenas 15 vagas para o primeiro ano, daí resolvemos dormir aqui para garantir a vaga”, disse.

Mariângela Silva Gonçalves foi a primeira pessoa da fila. Ela chegou à escola às 11h de domingo e revessou na fila com o marido para garantir a vaga para o filho que a vai para o primeiro ano. “Não tinha alternativa, pois essa é a única escola que funciona em período integral e, nós precisamos trabalhar, então não temos opção”, salientou.

SENHAS

Ao chegar à escola na manhã de ontem, a diretora Ruth Emília Gehre Capelofoi até o portão para conversar com os pais. Ela distribuiu senhas para os primeiros que estavam na fila e disse que tinham apenas 15 vagas para o primeiro ano e 28 para o pré II. As vagas para o pré II, no entanto, deveriam ser preenchidas apenas por alunos que estudam no Centro de Educação Infantil Diógenes de Lima e, que a partir de 2015, passam a frequentar o primeiro ano.

Ainda de acordo com a diretora, somente após os pais confirmarem as matrículas dos filhos que já estudam na escola é que será possível informar se haverá vagas para novos alunos em outras séries. Ruth disse ao Jornal do Povo que não haveria a necessidade das pessoas dormirem na fila, já que, a partir de ontem, até o dia 12 de dezembro, é o período apenas para os pais confirmarem as matrículas dos filhos que já estudam na Rede Municipal de Ensino.A diretora disse que houve um respeito com as pessoas que estavam na fila, por isso foram entregues senhas para que ao longo da semana os pais possam fazer a matrícula dos filhos que já estudam na própria Reme. “Somente após este período é que saberemos se sobrarão vagas para alunos novos”, reforçou.A escola municipal Ramez Tebet é a única que funciona em período integral em Três Lagoas e conta com 600 alunos. “A procura é grande por esse motivo, por ser a única no município que funciona em período integral”, destacou.

Três Lagoas conta com 17 escolas municipais, sendo duas na zona rural, e 16 Centros de Educação Infantil. Atualmente, 14.603 alunos estudam na Rede Municipal de Ensino.