Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Palestra orienta estudantes sobre os malefícios do Tabaco

Ação faz parte do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no próximo dia 31 de maio

Palestra desta segunda-feira, 25, foi sobre os malefícios do uso do tabaco - Divulgação
Palestra desta segunda-feira, 25, foi sobre os malefícios do uso do tabaco - Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Três Lagoas começou nesta segunda-feira, 25, as ações alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco que será comemorado no próximo domingo, 31. As ações tiveram início nas escolas municipais Filinto Muller e Ramez Tebet, com palestra direcionada aos professores e alunos no período matutino.

As palestrantes, a dentista Marta Mustafá e a psicóloga do programa, Caroline Dutra, alertaram os participantes sobre os malefícios do uso do tabaco. Além disso, os estudantes e professores receberam panfletos que informavam sobre o Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

As palestras continuam ao longo desta semana. Na terça-feira (26), as orientações serão na unidade Maria de Lourdes Lopes, Vila Piloto, a partir das 7h30.

Na quarta-feira, 27, os alunos das escolas municipais Marlene Noronha e General Nelson Custódio recebem as informações contra o tabaco. Na primeira unidade a palestra será a partir das 7h30 e na segunda escola às 9h00. Na quinta-feira, 28, será a vez da escola municipal Gentil Montalvão, a partir das 13h30 e por fim, na sexta-feira, 29, na Escola Parque São Carlos, às 7h30.

As palestras contarão com a participação de profissionais da saúde, como médico, psicólogo, enfermeiro e dentistas que apresentarão por meio de palestras os males que causam o uso do tabaco e as alternativas para quem deseja parar de fumar.

PREVENÇÃO E CONTROLE

Em Três Lagoas, os fumantes que desejam parar de fumar podem procurar o Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo que são oferecidas em onze Unidades de Saúde do Município. O Programa conta com uma equipe técnica formada por uma pneumologista e psicóloga que visa dar suporte ao tratamento para que a pessoa cesse a vontade de fumar. Atualmente, já foram registradas 1.437 pessoas atendidas pelo Programa.

Nas segundas-feiras, o atendimento é feito nas unidades do Paranapungá e Santo André. Às terças-feiras são na Vila Piloto e Vila Alegre. Às quartas-feiras na unidade do São Carlos e Vila Haro. Às quintas-feiras o atendimento é na região do Interlagos e às sextas-feiras, no Santa Rita e Santa Luzia. O Vila Nova está em processo de implantação do Programa.

Outra medida realizada recentemente no Município foi a implantação da lei nº 2.900, de 24 de março de 2015 que proíbe o uso do “narguilé” em locais públicos, bem como a venda do aparelho e seus complementos para menores de 18 anos.