O papa Bento XVI anunciou ontem (7) a nomeação do padre José Moreira Bastos Neto para bispo da diocese de Três Lagoas. Ele vai substituir dom Izidoro Kosinski, de 77 anos, que solicitou ao papa Bento XVI a renúncia do bispado de Três Lagoas. A renúncia pode ser requerida ao Vaticano, antes do bispo completar 75 anos de idade.
Dom Izidoro foi nomeado bispo da diocese de Três Lagoas em setembro de 1981. Em setembro completaria 28 anos como bispo diocesano.
Padre José nasceu em Simonésia (MG) no dia 25 de janeiro de 1953 e foi ordenado padre em 28 de outubro de 1979. Sacerdote da diocese de Caratinga (MG), foi pároco em várias cidades mineiras daquela diocese e professor e reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário daquela cidade.
Padre José exerceu também as funções de representante dos presbíteros na Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Na diocese de Caratinga, ele foi também coordenador diocesano de pastoral, assistente da Pastoral da Juventude e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores.
A data da sagração do novo bispo e tomada de posse na direção da diocese de Três Lagoas ainda não foi divulgada.
No mesmo dia, Bento XVI nomeou também o sacerdote e frei carmelita João José da Costa para bispo da diocese de Iguatu (CE). Ele vai substituir dom José Doth de Oliveira, que solicitou renúncia do bispado, aos 70 anos de vida. (C.A.)