Boa parte dos estudantes chega à universidade sem saber conteúdos fundamentais básicos em matemática. É o que aponta o professor, Fernando Souza, doutor em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas, um dos problemas enfrentados pelo professor universitário é retomar conteúdos que deveriam ter sido apreendidos no ensino básico.
Três Lagoas
Para professor, estudantes ingressam em curso superior sem saber conteúdos básicos
Acadêmicos chegam á universidade sem terem aprendido conteúdos fundamentais do ensino básico
Para o professor, o problema com o déficit do aprendizado em matemática é enfrentado em todo o país, inclusive em Três Lagoas. “Percebo grande dificuldade em alguns alunos, em conteúdos básicos. Matérias ensinadas no ensino fundamental. Tem alunos que chegam ao curso superior em Exatas sem as condições básicas para receber os conteúdos a serem trabalhados”, comentou o professor.
Conforme o professor, o problema no ensino e aprendizagem de matemática está relacionado a vários fatores. Entre eles, a falta de dinamismo das aulas é apontada como uma das principais. “O aluno desanima com a infraestrutura da escola, falta de incentivo e motivação por parte dos pais, ou até mesmo, por falta de desempenho e cobrança dos professores”, disse.
Todos esses fatores negativos colaboram para o afastamento do estudante do conteúdo. “O aluno acaba encarando a matemática como um bicho de sete cabeças e, consequentemente, desistindo de aprender. E não é assim que deve ser passado para o aluno”, frisou.
Segundo Fernando Souza, os acadêmicos que ingressam no curso de Matemática no campus da UFMS em Três Lagoas ou são a minoria, interessados no curso de exatas, ou aqueles que escolheram o curso como segunda opção, por não terem atingido a pontuação suficiente para ingressar em outro curso. “Atualmente poucos se interessam pelo curso de matemática. A concorrência é baixa, o que acaba fazendo com que seja escolhido como segunda opção no processo seletivo”, relatou.
O professor, que é doutor em matemática, revelou que pretende continuar lecionando na universidade e futuramente fazer um pós-doutorado.