Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Paranaíba é a única cidade de MS que vai receber a Carreta

Estrutura moderna para atender diversas especialidades,o foco do atendimento é identificação de casos de hanseníase

-
-

Com foco em orientações e diagnósticos precoce de hanseníase, a Carreta da Saúde vai passar nesta semana por Paranaíba, a única cidade de Mato Grosso do Sul listada para receber a ação em 2014. A iniciativa é do Ministério da Saúde em parceria com o laboratório Novartis.

Com a participação de profissionais da saúde local e do interior de São Paulo, a carreta oferece toda a estrutura necessária para a realização de atendimento clínico, exames rápidos e consultórios médicos e odontológico. Segundo o secretário municipal de sáude, Antonio João Grande de Mello (Dandão), o programa Carreta da Saúde é levado para várias regiões do país, principalmente, no nordeste, e Paranaíba foi a única beneficiada em todo o Estado, por meio do apoio da Prefeitura Municipal com o deputado federal Marçal Filho, que é relator do orçamento da saúde da União. “Essa carreta vem oferecer um complemento no atendimento que já é feito no município”, ressaltou.
 
Montada com estrutura moderna para atender diversas especialidades, porém o foco do atendimento disponibilizado é a identificação de casos de hanseníase.O veículo ficará estacionado no Centro de Eventos do Carnaíba, das 8h às 11h e das 13 às 17h, nesta sexta-feira e sábado.
 
De acordo com Dandão, para que a população seja mobilizada a comparecer, a Secretaria de Saúde fez parceria com outras pastas do município que farão ações de entretenimento, cultural, lazer, educativa e esporte.  No local, estarão presentes as secretarias de assistência social, meio ambiente e esporte e lazer. “Esperamos que a população compareça, inclusive, que e os responsáveis levem as crianças para o atendimento médico e também para a participação no espaço de lazer que vamos montar”, convidou.
 
Somente em Paranaíba, cerca de 150 pessoas estão sendo acompanhadas pelo serviço de saúde pública para tratamento de hanseníase. A doença, considerada uma das mais antigas da história da humanidade, é causada por um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, e ainda hoje há incidência em todo o mundo.
 
No município, desde 2009 os diagnósticos positivos da doença são acompanhados nas unidades básicas de saúde, por meio do Programa Nacional de Combate a hanseníase. 
Com a carreta, de acordo com o secretário, a intenção é chamar a atenção da população para as ocorrências da doença no município. “É importante que as pessoas conheçam os sintomas e saibam que aqui em Paranaíba temos o tratamento completo para a cura e controle da hanseníase sem custo algum”, explicou.
 
Somente no projeto da Carreta da Saúde, segundo o histórico do Ministério da Saúde,o programa já beneficiou mais de 17 mil pessoas em 18 estados do país e diagnosticou mais de 1.900 casos. A estimativa é que cerca de 25% dos casos de hanseníase registrados no Brasil a cada ano são diagnosticados por meio da Carreta da Saúde. (Com informações do Ministério da Saúde)