O prédio, onde vai funcionar a nova Unidade Regional de Perícia e Identificação do município de Paranaíba, foi completamente reformado. A obra, que teve início no primeiro semestre de 2008, foi concluída e a inauguração do local está prevista para a próxima segunda-feira (9), às 10 horas, pelo governador do Estado, André Puccinelli. O evento deve contar também com a presença da coordenadora geral de perícias, Ceres Ione de Oliveira Maksoud. E será realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O executivo investiu mais de R$ 80 mil na reforma do prédio que abrigará a nova unidade. Durante anos, o local abrigou a administração do sistema previdenciário dos servidores de Mato Grosso do Sul – antigo Previsul, e foi cedido para o governo em outubro de 2007. A perícia de Paranaíba que, funcionava na delegacia de Polícia Civil do município, passa a ter sede própria.
Com a sede própria, a intenção do Governo é oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da perícia e identificação (peritos criminais, peritos médicos legistas, peritos papiloscopistas e agentes de polícia científica) e melhor atendimento à população.
A unidade regional de perícia e identificação de Paranaíba terá Nucleos específicos de Identificação com atendimento ao público para expedição de carteiras de identidade; de medicina legal, com perícias em pessoas vivas, com realização de exames de lesão corporal e sala preparada para atendimento de mulheres vítimas de violência e demais crimes sexuais e de perícia criminal: responsável pelas demais perícias.
Os serviços realizados compreendem reforma geral: serviços de alvenaria, ligação de esgoto, revisão elétrica e hidráulica, pintura completa e revitalização externa. Durante a reforma foi feita adaptação de salas para banheiros públicos, nova cobertura, forro, troca da rede elétrica e hidráulica, novos revestimentos de pisos e paredes, substituição de vidros, colocação de condicionadores de ar e exaustores e pintura.
Além das melhorias estruturais, o Governo adquiriu novos móveis: mesas, cadeiras, maca e equipamentos de apoio; equipamentos de informática e telecomunicações – fax, computadores e central telefonica e eletrodomésticos, como bebedouros, condicionadores de ar, refrigerador e fogão, totalizando R$ 30.216,00.