A unidade de saúde Leolindo Vieira, em Paranaíba, realizou a segunda etapa de vacinação de combate a HPV (vírus do papiloma humano), nas escolas Manoel Garcia Leal e Liduvina Mota Camargo. Foram vacinadas meninas com idades entre nove e 13 anos.
Foram imunizadas cerca de 200 crianças nas duas unidades escolares. Segundo a enfermeira Patrícia Dória, responsável pela unidade, a vacina ainda está disponível no PFS (Programa Saúde da Família), não há contra indicação para a imunização, que é importante na prevenção para o câncer do colo do útero.
HPV
O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.