O paratleta da APAE André Luiz Barroso Filho, de Três Lagoas, juntamente com seu técnico e professor da instituição, Roney Araújo, foram convocados para integrar a Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica, que participará de torneio no Canadá.
Eles vão disputar a Copa América de pares e equipes em Montreal, que acontece entre os dias 28 de abril à 03 de maio.
Cerca de 30 alunos da Associação praticam esporte nas aulas, entre as modalidades desenvolvidas estão:bocha, tênis de mesa, atletismo, basquete, futebol, entre outras.
A APAE já conquistou diversas premiações em competições estaduais e nacionais., como o terceiro lugar no campeonato brasileiro escolar; e recorde brasileiro e regional no atletismo.
André pratica há seis anos bocha, e é o atual campeão brasileiro da modalidade. “Vou me dedicar ainda mais nos treinamentos e me esforçar para fazer uma excelente competição”, disse André.
De acordo com o técnico Roney Araújo, a convocação é fruto de muito trabalho. “O André se dedica muito, ele treina todos os dias, é um garoto esforçado e merece essa convocação. Nós da Apae estamos felizes por esse reconhecimento”, afirmou.
Roney destaca que é gratificante ver os resultados e a emoção dos atletas ao conseguir superar seus desafios e alcançar resultados. ”A evolução dos alunos depois de começar a praticar uma modalidade é visível. Porque além de aprender uma atividade física, eles fazem integração com outros alunos. Nós formamos cidadãos, pois para aprender um esporte é necessário ter limites, aceitar regras e ser disciplinado”.
O técnico explica que o processo de aprendizagematé chegar ao nível de competição é um pouco mais lento e delicado, “É preciso ter cuidado ao levar os alunos para torneios. Eles ficam muito mais ansiosos, e dependendo do resultado se frustram. Pois essa é uma forma deles se sentirem úteis e trazer orgulho para a família.”
O próximo evento esportivo no calendário dos atletas da Apae é em maio, no Circuito Caixa, de atletismo.