O Parque do Pombo, localizado às margens do km 97 da BR-262, no município de Três Lagoas, vai receber um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. O recurso já está garantido e se trata de verba de compensação ambiental devido à instalação de empreendimentos no município, e só por ser utilizado em unidade de conservação integral.
Parte do recurso seria utilizada na implantação do Parque das Lagoas, anunciado pela ex-prefeita Simone Tebet. No entanto, o Ibama não autorizou a utilização do recurso nas lagoas pelo fato delas não serem consideradas unidades de proteção integral. O dinheiro que ficou depositado na conta da prefeitura, foi destinado ao município pela Petrobras devido à instalação da Usina Termelétrica na cidade.
Outra quantia, cujo valor não foi divulgado, foi destinado pelo Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), devido a instalação de empresas na cidade. Além do Parque do Pombo, o município conta com a Reserva das Capivaras. São as duas áreas que podem receber esse tipo de verba carimbada. Por esse motivo, a prefeitura está tentando criar o Monumento Natural das Lagoas, para que essas verbas de compensação possam ser utilizadas nas lagoas.
PARQUE
Em relação ao Parque do Pombo, o secretário de Meio Ambiente, Jurandir da Cunha Viana, o Nuna, disse que no mês que vem a prefeitura abre licitação para a contratação da empresa que executará os projetos na unidade.
De acordo com o secretário, está previsto a construção de um portal, de um auditório para palestras, de alojamento, de laboratórios para pesquisas, de um guarda parque, de pontes, trilhas, entre outros projetos. A intenção é que a unidade seja destinada para atividades de educação, turismo ecológico e pesquisas.