Trecho da área de servidão por onde passaram os trilhos da antiga estrada de ferro Noroeste do Brasil (NOB) dará lugar a um parque linear. Aos poucos o trecho urbano da área que serviu de passagem de locomotivas nos trilhos removidos há pouco temmpo, vai tendo nova ocupação. A ideia, segundo o secretário de Infraestrutura, Adriano Barreto, é valorizar esta área nobre com instalação de espaço para a prática de atividade física e lazer. Ao mesmo tempo, desafogar a Lagoa Maior.
Barreto informou que a proposta é executar o projeto no trecho entre a rua João Dantas Filgueira até a avenida Ranulpho Marques Leal. O projeto está orçado em mais de R$ 9 milhões e prevê pista de caminhada, ciclovia, áreas de esporte com basquete de 3×3, pista de skate, áreas para exercícios como barra fixa, barra paralela, pórticos, e centro de convívio.
“O prefeito nos ordenou fazer um projeto para essa área. Esse é um projeto de ocupação que a gente já começou com a construção do novo espaço para os feirantes, futuramente terá a construção do novo shopping popular. Esse é um projeto que apresentaremos a comunidade, aos empresários e vamos urbanizar essa área”, destacou.
O secretário informou que o esboço do projeto ficará pronto neste ano e a intenção é começar a construção desse parque linear em 2022. “Vamos entregar esse projeto na gestão do prefeito Ângelo Guerreiro”, adiantou.
OBRAS
Adriano Barreto participou nesta semana o RCN Notícias da TVC e Cultura FM e falou do parque linear e de outras obras em execução no município. O secretário visitou as obras de pavimentação de uma via paralela a avenida Rosário Congro, ao lado da área por onde passavam os trilhos. “Como era compromisso dessa gestão, estamos concluindo as obras nessa região do Santa Rita, Novo Ipanema e Jardim Brasília”, destacou.
O secretário informou que é preciso a execução da macrodrenagem na avenida Jary Mercante para dar uma destinação as águas de chuva que afetam, não só o Jardim Alvorada, mas também o Jardim Brasília. Após a conclusão da obra, terá continuidade a pavimentação das demais vias.
Atualmente, de acordo com o secretário, existem seis frentes de trabalho em obras de infraestrutura na cidade.