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Páscoa deve movimentar R$ 16,7 milhões na economia de Três Lagoas

Pesquisa aponta aumento de 19% na movimentação econômica de Três Lagoas neste ano, comparado à mesma data em 2024

Pascoá contribui para o aquecimento da economia da cidade 
Foto: Arquivo
Pascoá contribui para o aquecimento da economia da cidade Foto: Arquivo

Amovimentação financeira da Páscoa em Três Lagoas deve atingir R$ 16,7 milhões em 2025, um crescimento de 19% em relação ao ano anterior, conforme pesquisa sobre intenção de consumo divulgada nesta semana pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e pelo Sebrae/MS.

Apesar do aumento nos gastos com presentes, os consumidores demonstram menor interesse em comemorações. O gasto médio por consumidor na cidade foi estimado em R$ 510,61, abrangendo tanto compras de chocolates quanto despesas com celebrações.
A maior parte da movimentação vem da compra de ovos e chocolates, que deve atingir R$ 12,2 milhões, com um gasto médio de R$ 274,32 por consumidor. E, 69,29% dos entrevistados afirmaram que vão comprar chocolates na Páscoa.

Por outro lado, apenas 29,66% das pessoas pretendem comemorar a data, resultando em uma movimentação de R$ 4,52 milhões, com um gasto médio de R$ 236,29. Para aqueles que celebrarão a Páscoa, o peixe será um item essencial no cardápio, sendo a tilápia a escolha de 66% dos consumidores, seguida pelo pintado e pacu, ambos com 15% de preferência.

Preferências de consumo
Entre os produtos mais procurados para a Páscoa, os ovos de chocolate industrializados lideram com 87% da intenção de compra. Outros produtos também aparecem na lista, como caixas de bombons (11%), ovos caseiros (12%), cestas de café ou de chocolates (3%) e ovos orgânicos (2%).

Os consumidores também demonstraram cautela ao escolher onde comprar, com 62% realizando pesquisa de preços presencialmente e 38% utilizando meios online. Entre os fatores decisivos na hora da compra, 84% consideram os descontos para pagamento à vista, enquanto 15% priorizam a possibilidade de parcelamento no cartão.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15 de março de 2025, entrevistando consumidores em diferentes municípios do Mato Grosso do Sul, incluindo Três Lagoas.