Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Passeata do ?Outubro Rosa? reúne 200 participantes

Além da prevenção do Câncer de Mama, Dia do Idoso foi lembrado na manhã de ontem

Participantes caminharam da Igreja Matriz até a praça Ramez Tebet -
Participantes caminharam da Igreja Matriz até a praça Ramez Tebet -

Duzentas pessoas participaram das atividades organizadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas,  na manhã de ontem, que marcaram o início da campanha “Outubro Rosa”. O evento teve início às 8h, com uma passeata da Igreja Matriz até a Praça Ramez Tebet, onde os participantes tiveram acesso a uma série de atividades. Além da campanha em prol ao exame do câncer de mama, o Dia do Idoso também foi lembrado no evento. 


As participantes do evento utilizaram roupas na cor rosa bem como bexigas para representar a luta preventiva e de combate ao câncer de mama. Na praça Ramez Tebet, foram realizadas atividades como ginástica laboral, folhetos informativos sobre a prevenção do câncer de mama. 


De acordo com a vice-presidente da Rede Feminina, Alda Barbosa Monteiro, o objetivo do Outubro Rosa é prevenir o câncer de mama e o lema da campanha deste ano é “Câncer de mama é uma decisão de peito”. Ela informou que a Rede tem 240 pessoas inscritas com câncer. Desse total, 86 pacientes atendidos tem câncer de mama, sendo 84 mulheres e dois homens. 


“O evento de hoje se estende até o dia 31 de outubro e é um momento de fazer a mulheres se conscientizarem para fazer o exame preventivo uma vez por ano. O trabalho da rede é focar na sensibilização, na conscientização das pessoas na prevenção da doença”, disse a vice-presidente. 


Uma das pacientes que conta com o apoio da Rede Feminina é a assessora parlamentar, Elisângela de Fátima Alves, 32 anos. Ela luta contra o câncer de mama há mais de cinco anos.

Para a paciente, o trabalho da entidade foi o principal alicerce para que ela voltasse à vida em sociedade. Quando Elisângela descobriu a doença, ela iniciou o tratamento em Barretos e atualmente ela deu continuidade no tratamento em Três Lagoas. “O trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Três Lagoas foi tudo para mim. Se hoje voltei a viver em sociedade, devo ao trabalho da assistência psicológica da rede”, destacou a paciente.  


IDOSO
Aos idosos, cujo dia foi comemorado ontem, a Secretaria de Assistência Social promoveu uma série de atividades visando a qualidade de vida e prática de atividades esportivas. Além da passeata, os idosos puderam participar de atividades de alongamento, ginástica laboral e momentos de entretenimento junto com as pacientes da Rede.  Três Lagoas atende em média 350 idosos, nos 13 núcleos da Terceira Idade por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) juntamente com o Núcleo de Capacitação e Geração de Renda, que oferecem diversas ações como palestras socioeducativas, cursos de pintura em tecido, crochê, biscuit, tricô, patch aplique, pintura em tela, aulas de dança, música e violão, além de atividades de lazer como passeios, jogos de mesa e festas comemorativas.


Conforme a coordenadora do Centro de Referência Especial da Assistência Social, Vera Lúcia Rodrigues Renó, o objetivo do evento é conscientizar as pessoas que maltratam a população da terceira idade, e visa à conscientização por mais respeito e dignidade. 


Uma das fundadoras do Centro Diurno 3º Idade Tia Nega no Bairro São Carlos em Três Lagoas, Visitação Verão da Motta, de 84 anos, conhecida como “Tia Nega” destacou o trabalho que a prestado à população idosa da cidade. 


“Trabalho com o grupo da 3ª Idade há mais de 20 anos em Três Lagoas e o momento como esse é maravilhoso e é uma forma de sermos mais respeitados pela sociedade”,finalizou ela.